Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O protocolo IP (Internet Protocol) [Postel 81] teve a sua origem nas redes de computadores do Departamento de Defesa norte-americano (DoD) no final dos anos 70 tendo sido formalmente definido em1981. A rede, designada por ARPANET - Advanced Research Projects Agency Network, foi a primeira a ter este protocolo implementado. Actualmente, o IP tornou-se na maior rede mundial de computadores algumavez existente, sendo o veículo primário para o actual sistema global de comércio electrónico, tendo originado um vasto leque de aplicações cliente/servidor e de computação distribuída.

O sucessodeste protocolo, e em geral da família de protocolos TCP/IP, tem ultrapassado as expectativas mais optimistas dos seus proponentes. Sem pretender fazer uma exposição exaustiva das razões técnicas epolíticas que estão na base deste sucesso não queremos deixar de apontar os seguintes factores considerados cruciais:

Simplicidade arquitectónica;
Orientação a datagrama;Disponibilidade das especificações e documentos técnicos de modo simples e com baixos custos;
Evolução com base na experimentação;
Qualidade das implementações;
Modelo cooperativo deinteroperacionalidade;
Suporte de uma grande diversidade de meios de comunicação.

No entanto a indústria cedo percebeu que a actual versão do protocolo iria ter um fim e que era necessário desenvolver umanova versão capaz de suportar as exigências actuais relacionadas com o desempenho, a segurança, o endereçamento e o encaminhamento (routing). A actual versão mostra-se incapaz de ligar biliões depessoas em todo o mundo, objectivo para o qual nunca foi pensada, e as novas tecnologias entretanto desenvolvidas, tais como comunicações em redes móveis e televisão por cabo, não são aproveitadas emtodo o seu potencial. A nova versão permite resolver estes problemas através da sua enorme capacidade de endereçamento e da sua capacidade de extensibilidade, sendo assim adaptável aos vários tipos...
tracking img