Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nos últimos anos, a Internet demonstrou uma altíssima taxa de crescimento, que superou as mais otimistas expectativas de uma década atras.
Isto eventualmente trouxe problemas, que não estavam previstos. Com o grande número de hosts conectados, os endereços IP começaram a se tornar escassos, principalmente pela maneira ineficiente como foram divididos em classes, o que geroudesperdício. Estes dois fatos contribuiram para gerar um crescimento das tabelas utilizadas para roteamento, o que tornou esta atividade lenta e ineficiente.
Com o amadurecimento da Internet, há cada vez mais interesse por serviços em tempo real, como a utilização de sons e vídeo, que não são bem suportados atualmente, além da utilização desta para atividades comerciais. No entanto, a Internet não foidesenvolvida pensando-se em segurança.
Para sanar esses problemas surgiu o protocolo IPv6, uma nova versão com muito mais capacidade e trazendo para o mundo da tecnologia online uma nova visão de inovações.
Ao longo desse trabalho mostraremos como foi a transição para o IPv6, suas principais características e quais as vantagens que essa nova versão traz ao usuário e aos desenvolvedores de tecnologiaweb, além de mostrar como funciona o novo cenário da Internet.

O Que É Ip?
IP é a abreviação, em inglês, de Protocolo Internet.
Um protocolo nada mais é do que a definição do conjunto de regras e códigos utilizados pelos computadores para se comunicarem em uma rede. No Protocolo Internet, uma dessas regras diz que cada um deles deve ser identificado de maneira unívoca, através de um número,que também leva o nome de IP. Não pode haver mais de um computador usando o mesmo IP em toda a Internet, o que permite que os dados sejam sempre encaminhados ao destino correto.
Pode-se fazer uma analogia entre o número (ou endereço) IP e o endereço, no mundo real e físico, de uma casa. Assim, o protocolo IP pode também ser comparado ao conjunto de regras de trânsito, mapas e sinalização quepermitiriam a alguém chegar a esse local.

O que é o IPv6?
IPv6 é abreviação de Internet Protocol version 6 ou, em português, Protocolo Internet versão 6.
Pode-se dizer que um protocolo consiste num conjunto de regras que permitem a comunicação entre dispositivos. Grosso modo, protocolo é uma "linguagem". O Protocolo Internet, ou IP, foi criado para permitir a comunicação entre diferentes redes decomputadores e hoje, em sua versão 4, é a base da Internet.
O IPv6 é o sucessor do IPv4. Ele foi desenvolvido ao longo da última década com essa finalidade. Hoje ele é um protocolo maduro, com várias vantagens em relação ao IPv4, e suportado pelos principais equipamentos e programas de computador.
Sua implantação na Internet já está em andamento, e deve ser acelerada nos próximos anos. Oprotocolo deverá estar já amplamente difundido até 2010 ou 2011, para quando prevê-se o esgotamento dos novos endereços IPv4.
Prevê-se que ambos, IPv4 e IPv6, funcionem lado a lado na Internet por muitos anos. Mas, a longo prazo, o IPv6 substituirá o IPv4.
Se compararmos o endereço IP com o endereço de uma casa, com a adoção do IPv6 será como se todas as casas ganhassem um número novo, mas diferentedo antigo. Por exemplo, que fosse, ao invés de um número simples, um código baseado em números e letras. Dessa forma as casas teriam ainda seu número antigo e o novo código: eles não se misturariam ou se confundiriam, porque seriam diferentes. Ambos poderiam ser usados para se chegar a um determinado destino... Quando todas as casas recebessem o novo código o antigo poderia, finalmente, ser deixadocompletamente de lado, pois não teria mais utilidade.

Por que o IPv6 é necessário?
Uma característica importante do Protocolo Internet, é que cada dispositivo ligado à rede deve possuir um identificador único, que normalmente é chamado de endereço IP, ou número IP. Na Internet, esses números são controlados centralmente, e a entidade responsável é a IANA (Internet Assigned Numbers...
tracking img