Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IPv6

Devido às limitações do protocolo IPv4 foi criado um novo protocolo o IPv6 (Internet Protocol version 6) também conhecido por IPng (IP Next Generation). O IPv6 não é uma actualização doIPv4, é um protocolo totalmente novo. Nesta nova versão do protocolo, os endereços passam a ter 128 bits em vez dos 32 bits do IPv4, que corresponde a um espaço de endereçamento que se estima mais quesuficiente mesmo para as previsões mais optimistas de crescimento da Internet. O número de endereços disponíveis será de:

2128 (340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços).

Oendereçamento unicast e multicast do protocolo IPv4 basicamente continuam imutáveis na IPv6. No entanto, o endereçamento broadcast foi substituído pelo endereçamento anycast.
O IPv6 implementa aconceito de fluxo, através do qual os pacotes são tratados de maneira diferenciada e mais rapidamente pelos routers.
Quanto à segurança o IPv6 utiliza duas extensões de segurança: o cabeçalho deautenticação IP (AH) e o payload de segurança encapsulado IP (ESP). No AH, o emissor calcula um cheksum e insere-o neste cabeçalho. O receptor calcula este valor novamente e compara-o com p valor do cabeçalho.Se os valores forem iguais, o pacote ficou imutável durante a sua transmissão. No ESP, o pacote inteiro ou o seu payload são encriptados. Quando apenas o payload é encriptado é possível obterinformações sobre o cabeçalho do pacote. Quando o pacote inteiro é encriptado, este é encapsulado dentro de outro pacote IP. O “Header” do IPv6 foi simplificado em relação á sua versão anterior. O novo “header”consiste num conjunto de oito campos de 40 bytes fixos, ao contrário do cabeçalho do IPv4, que varia de 20 a 40 bytes, o que dificulta o processamento de pacotes nos “routers”. O routeamento torna-semais fácil com pacotes de tamanho uníforme.
O primeiro campo do “header” do IPv6 é o campo VERSION (4 bits) que permite identificar se o pacote é do protocolo IPv4 ou do IPv6, uma vez que é...
tracking img