Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
A internet trabalha com vários tipos de protocolos na camada de enlace (logo abaixo da camada de rede) onde os comprimentos dos datagramas variam. A capacidade de receber o datagrama de determinado tamanho se chama Unidade Máxima de Transmissão - MTU. Quando um roteador recebe um datagrama e percebe que a o roteador de destino tem um MTU menor que o comprimento do datagrama, eletem que fragmentá-lo em vários datagramas menores para que possa transmiti-lo, estes datagramas menores são denominados fragmentos.
Desse modo, o IP (Internet Protocol), ou em português, Protocolo de Internet, é um protocolo de comunicação usado em uma rede para encaminhamento dos dados. Os dados numa rede IP são enviados em blocos referidos como ficheiros, onde no IP nenhuma definição énecessária antes do nó tentar enviar ficheiros para um nó com o qual não comunicou previamente.
Portanto, o IP é o elemento comum encontrado na Internet pública dos dias de hoje. É descrito no RFC 791 da IETF, que foi, pela primeira vez, publicado em Setembro de 1981. Este documento descreve o protocolo da camada de rede mais popular e atualmente em uso. Esta versão do protocolo é designada de versão 4, ouIPv4. O IPv6 tem endereçamento de origem e destino de 128 bits, oferecendo mais endereçamentos que os 32 bits do IPv4.
Isto posto, conclui-se que o IPv6 é a versão mais atual do protocolo IP, vindo futuramente substituir o protocolo IPv4.

2 – CARACTERÍSTICAS DO IPv6.
O IPv6, ao contrário do protocolo IPv4, que tinha 32 bits, passa a ter 128 bits. Assim, esses 128 bits fornecemaproximadamente 3,4 x 1038 possíveis endereços, o que seria suficiente para alocar nos dias de hoje cerca de 1030 endereços por pessoa existente neste planeta. É claro que esses números são apenas informativos, porque com o IPv6 os equipamentos possuem não mais 1 só endereço, mas vários endereços destinados a serviços diferenciados. Isso ficará mais claro nas seções a seguir.
Essa grande quantidade deendereços possibilita que todos os equipamentos, dentre eles computadores, telefones IP, televisores digitais, possam ter endereços únicos globais, o que possibilitaria a alcançabilidade fim a fim de tais equipamentos, sem a necessidade de processamentos especiais.
Esse crescimento do número de bits do endereço IP resulta no crescimento do seu cabeçalho, porém o cabeçalho IPv6 é mais simplificadocomparando-o ao do IPv4, que será visto em uma comparação no próximo tópico deste trabalho.
A disponibilidade de um espaço de endereços e prefixos de rede muito grande fornece uma flexibilidade na arquitetura de redes que permite uma organização hierárquica e possivelmente geográfica, onde um prefixo de rede pode ser usado para endereçar um país ou um continente inteiro subdividido em seus diversosníveis.
Essa alocação permite que grandes provedores agreguem a seu prefixo de rede todos os endereços de seus usuários e anunciem para outros provedores apenas uma rota. Da mesma forma, o uso de múltiplos níveis hierárquicos dentro de um mesmo prefixo permite uma grande flexibilidade e novas funcionalidades, tal como a utilização do escopo dos endereços. A hierarquização da estrutura doendereçamento IPv6 é destinada a reduzir o tamanho das tabelas de roteamento.
Para habilitar um roteamento escalado, o IPv6 suporta a existência de protocolos de roteamento internos e externos. O protocolo RIP recebeu uma nova versão, chamado RIPng – Routing Information Protocol next generation. Como visto na RFC 2080, o RIPng é similar ao RIPv2 e oferece os mesmo benefícios, sendo que o RIPng incluisuporte para endereços e prefixos IPv6.
O protocolo BGP – Border Gateway Protocol funciona em IPv6 da mesma forma e oferece os mesmos benefícios que o BGP IPv4, incluindo ainda suporte para endereços de família IPv6 e atributos do próximo hop (próximo nó por onde o pacote passará). Esses atributos usam endereços IPv6 e endereços de escopo.
A característica de auto-configuração de endereços...
tracking img