Iodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resultados e Discussões

Aquecemos o kitassato e observamos atentamente se ocorria a passagem de gás do kitassato contendo a mistura de MnO2 + HCl para o primeiro Tubo lavador de gás que tinha asolução de KI , já para o segundo Tubo lavador de gás utilizamos como solução NaOH. E obtiteve – se as seguintes reações.
1. Reação de obtenção Cl2 (Kitassato):
MnO2(s) + 4HCl(aq)-- MnCl2(aq) + 2H2O(liq) + Cl2(g)
2. Reação de obtenção do I2 a partir do Cl2(1º Tubo Lavador de Gás):
Cl2(g) + 2KI(aq) 2KCl(aq) + I2(s)
3. Reação com o excesso de Cl2 (2º Tubo Lavador deGás):
Cl2(g) + 2NaOH(aq) NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(lig)
1° Depois de aquecer a mistura do kitassato notamos que surgiu o precipitado que era o primeiro objetivo do ensaio, e o gás cloro (Cl2) quecontinha no kitassato foi pra os dois frascos lavadores de gás. Depois que conseguimos obter o precipitado , fizemos uma filtração simples com o conteúdo do primeiro tudo lavador de gás e assimseparamos o precipitado , e no segundo frasco apenas ficou uma solução totalmente liquida.

2ª Depois de filtrar o Iodo Amorfo (Precipitado ) que estava no 1º Tubo lavador de gás, aquecemos o que estava nopapel de filtro dentro de um Béquer e colocamos um vidro relógio encima com duas pedras de gelo e observamos que ocorreu uma sublimação completa com a formação de um gás roxo e a formação decristais quando o gás tocava a superfície do vidro de relógio.

Observação do grupo: Observamos todos os processos atentamente desde a formação do precipitado até o processo final onde conseguimos notara formação dos cristais.
Notamos que o gás formado realmente era Iodo2 pela cor característica que apresentou , um gás roxo , e notamos também que ouve um processo de sublimação e quase ao mesmotempo pela presença do vidro de relógio com as superfície gelada uma ressublimação , assim formando pequenos cristais.
I2 (s) --------I2(g) ----------I2(g)
^

No primeiro...