Interferencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Interferência Escolar
A escola:
A Escola Estadual Vereador Valter da Silva Costa está localizada na periferia do município de Itaquaquecetuba – SP. A escola possui 27 salas de aula com cerca de 3000 alunos em uma área de 10.000m2 com isso sendo a 2° maior escola do estado e também eleita segundo o jornal do Sbt a escola mais violenta de São Paulo.
Segundo o coordenador de ensino médioNivaldo Honório a escola a comunidade, atualmente, enfrenta uma série de problemas, entre eles: o desemprego, a violência, as drogas, o abuso sexual, o início precoce da atividade sexual e, conseqüentemente a maternidade precoce, a falta de controle da natalidade, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de auto-estima, a desestruturação familiar, o trabalho infantil e o comodismo. A falta deinteresse pela continuidade da escolarização e a falta de qualificação profissional, justifica o índice de desemprego e trabalho informal na comunidade.
Todos estes problemas sociais podem ser a causa do alto índice de rotatividade das famílias, dificultando a construção de uma identidade de bairro.
O coordenador identificou que ao considerar os conceitos de homem e sociedade, de realidade ondeestá inserida posiciona-se em desenvolver:
* uma educação coerente e objetiva, considerando a subjetividade do processo educativo;
* uma educação que atenda o desenvolvimento das potencialidades do educando;
* uma educação voltada ao cultivo de ideais e valores perenes ao homem;
* uma educação baseada numa metodologia participativa e democrática para todos;
* uma educaçãoreflexiva e crítica do meio onde vive.


GINCANA MATEMÁTICA
Foi escolhido esse projeto devido ao fato da falta de ações participativas coletivas e diferenciadas na unidade escolar.
Objetivos:
* Desenvolver o prazer pela descoberta, por solucionar situações
problemas, por meio de competições, lidando com o tempo, com o adversário e superando suas limitações;
* Aprender a competir,seja de forma individual ou em equipes, respeitando a vitória e a derrota;
* Reforçar os conceitos recebidos nos conteúdos didáticos durante o ano letivo;
Identificação:
O projeto poderá ser desenvolvido durante todo o ano letivo e ser aplicado as séries do fundamental II. O desenvolvimento das atividades se dará em duas etapas, a primeira dividida em 3 atividades no decorrerdo ano letivo e a outra que fechará o projeto com a competição no formato de gincana, com aqueles alunos que forem classificados de acordo com as atividades desenvolvidas na primeira etapa.
Metodologia:
Serão desenvolvidas as seguintes atividades, cada uma tendo sua regulamentação individual e contribuindo para a atividade final (Gincana Matemática).

            1 - Rally
            O Rallytrata-se de uma competição em grupos de alunos (organizados pelo professor) numa mesma sala de aula, em que cada grupo deverá desenvolver exercícios estabelecidos dentro do conteúdo estudado anteriormente no ano letivo. As regras estabelecidas são:
1) Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
2) Oprimeiro grupo que entregar a atividade completa (corretamente) recebe uma pontuação extra de 0,5 ponto.
3) A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação total, indicada no início de cada questão.
4) Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor. Se o grupo que entregar primeiro, tiver respondido incorretamente aatividade, ele passa automaticamente para o último lugar na rodada de atividades.
5) A classificação se dará pela soma de pontos de cada grupo.
6) Se o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão com a atividade junto e aguardar até que seja recolhida.
7) Este Rally faz parte da primeira etapa da Gincana Matemática programada para este ano.
8) O Grupo que...
tracking img