O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O caso dos exploradores de caverna- Lon L. Fuller
O livro trata sobre cinco homens membros da Sociedade Espeleológica conhecida como organização amadorista de exploração de cavernas. No ano de 4299 (ano fictício), entraram numa caverna de rocha calcária que se encontrava no Planalto Central desta Commonwealth, quando estavam longe da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terracom blocos pesados de rochas, bloqueando completamente a única abertura.

Com a ausência do grupo, uma equipe de socorro foi acionada pelo secretário da Sociedade, a tarefa se revelou extremamente difícil. Foi necessário suplementar as forças de resgate originais mediante repetidos acréscimos de homens e máquinas, demandando elevados gastos.

Havia temor por parte dos exploradores,de que eles não resistiriam muitos dias, por terem levado poucos mantimentos, assim poderiam sofrer inanição. Passavam-se dias e a situação se tornava escassa. Os mantimentos iam acabando e a preocupação aumentava.

Depois de vinte dias, descobriram que continha um rádio transistorizado (são utilizados principalmente como amplificadores e interruptores elétricos), com o qual foi possívelproporcionar um contato com o engenheiro responsável pelo salvamento, que lhe informou as condições precárias de resgate. Portanto seria necessário mais dez dias para salvá-los, sendo que suas probabilidades eram pequenas.

Um dos exploradores Roger Whetmore indagou se era possível sobreviver dez dias se um deles morresse para que os outros se alimentassem de sua carne. O presidente dacomissão de médicos, a contra gosto, afirmou que isso seria possível. Preocupado com as possíveis conseqüências resultantes da morte de um dos integrantes, o explorador questionou se havia algum juiz, autoridade governamental ou até mesmo um sacerdote, que se dispusesse a responder a pergunta. Transcorrido certo tempo sem que ninguém se pronunciasse, o contato foi rompido devido ao descarregamento daspilhas.

Whetmore sugeriu que fosse sorteado nos dados qual dos integrantes do grupo seria morto para que os outros sobrevivessem. Quando os primeiros dados foram lançados, ele desistiu e seus companheiros disseram que não seria possível voltar atrás. Perguntaram-lhe se seus dados poderiam ser lançados por outra pessoa ou se tinha objeções e ele declarou que não.

Quando osexploradores foram libertos soube-se que no vigésimo terceiro dia após a entrada na caverna Whetmore tinha sido morto para servir de alimento a seus companheiros. Após o resgate houve encaminhamento a um hospital onde permaneceram por um bom tempo fazendo tratamento para desnutrição e choque emocional, foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore.

No julgamento após a apresentação dasprovas os juízes concluíram:

• Presidente do Tribunal: O que levou o juiz da primeira instância a condenação dos acusados foi à legislação pertinente, que não dava margem a outro tipo de veredicto. Verifica-se posteriormente, que pelo tom trágico do caso o próprio juiz solicitou o abrandamento da pena ao Poder Executivo.

• Foster,J.: Este defende os quatro acusados, alegando duaspremissas fundamentadas no direito natural. A primeira é como estavam presos à caverna, a margem das leis do Condado, lutavam apenas pela lei da sobrevivência. A segunda ele alega quase que como um modo de legítima defesa à vida, onde dado este caminho a lei perde seu poder de coercibilidade ou punibilidade.

• Tatting, J.: Buscando basear-se no direito positivo e se opondo totalmente ao seucolega Foster, Tatting apesar de estar com o aspecto emocional dividido acha que o mais correto é cumprir o que havia sido decidido, ou seja, matar os quatro acusados, porém, se exclui inteiramente do julgamento.

• Keen, J.: Ele busca separar sua opinião como cidadão, que é a favor da absolvição dos réus e vai de encontro a sua posição de Magistrado. Em razão disto julga que deve ser...
tracking img