Interferencia da temperatura nas estruturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERFERENCIA DA TEMPERATURA NAS ESTRUTURASPaulo Thiago Alves FrançaRESUMOEste trabalho consiste em demonstra ao estudante de engenharia, á importância de conhecer os fatores que interferem diretamente nas estruturas dos materiais. Quando se diz respeito à temperatura e pressão, notamos que são fatores significativos no dimensionamento de um projeto, já que grande parte dos materiais quandosubmetidos à variação de temperatura, bem como a implementação de tensão. Hoje é sabido que não há modo de compreender, as variações das estruturas sem entender bem o dinamismo da termodinâmica. A mesma é capaz de descrever tanto situações simples como situações complexas, fazendo uso de uma pequena quantidade de variáveis, ou seja, amostragem. Para obter sucesso em seu projeto estrutural, éimprescindível compreender o papel de cada material, para isso e necessário um estudo detalhado de sua composição, pois através desse estudo o profissional dessa área, pode explorar melhor suas características particulares.Palavras-chaves: Temperatura, composição, estrutura. |

Disciplina Ciências dos Materiais
Centro Universitário-Univag
Bacharel e Lic. Em Ciências Biológicas
Universidade do Estadode Mato Grosso
E-mail: thiagobiocivil@hotmail.com

INTRODUÇÃO
A temperatura é uma das principais variáveis envolvidas em qualquer projeto ligado a engenharia. Uma das aplicações ligadas diretamente a ela é a termodinâmica, que também é à ciência dos materiais. A mesma estuda meios para obtenção de novos tipos de materiais, que possuam propriedades químicas e físicas perfeitamente compatíveis.Sabemos que a Termodinâmica, também denominada de termologia, tem diversas aplicações. Com isso ela consegue descrever tanto situações simples como situações complexas, fazendo uso de uma pequena quantidade de variáveis. Uma das variáveis que são utilizadas para descrever diferentes situações é a temperatura, pressão e volume.
A mesma Termodinâmica para alguns autores, é considerada uma dasbases da engenharia e da ciência dos materiais, pois os processos de fabricação desses envolve diretamente a transferência de calor e trabalho, para as matérias primas, ou seja, esta diretamente ligada à temperatura.
Hoje é sabido que há uma grande variedade de materiais disponíveis para o uso na engenharia, cada um com suas particularidades e propriedades. Dentro desse contexto, os compósitospolímeros apresentam-se como um caso particular não convencional dentro dessa aérea (CUNHA, J.A.P et al, 2006). Fato que em contrapartida não atrapalhou desenvolvimento da tecnologia dos compósitos poliméricos avançados tem como uma de suas finalidades, formar um conjunto de materiais que combinem alta resistência, alta rigidez, baixa massa específica e baixo custo.
Esta combinação de fatores éresultante da união de esforços para tornar os compósitos particularmente atrativos como substituintes das ligas metálicas em aplicações aeronáuticas, espaciais dentre outras. Os compósitos obtidos com termoplásticos de engenharia, em comparação aos compósitos termorrígidos, podem apresentar maior rigidez, maior resistência ao impacto, maior temperatura de serviço, menor absorção de água, menor custo deprocessamento etc.
Esse trabalho possui como objetivo primordial, de compreender a aplicação do uso dos princípios termodinâmicos no contexto da engenharia. Para isso faremos uso de algumas ferramentas bibliográficas, com finalidade de conhecer o que são compostos termoplásticos, além de entender as funções dos metais, polímeros bem como compósitos dentro da engenharia civil.
DISCUSSAORecentemente as inovações tecnológicas na indústria da construção civil têm progredido consideravelmente. A pesquisa e o desenvolvimento de materiais multifuncionais de alto desempenho, atualmente tem contribuído de forma, considerável para cumprimento dos prazos exigidos pela engenharia moderna.
“Uma das características notáveis é o frequente uso polímeros, nas construções. O mesmo é uma substância...
tracking img