Atps de diagnostico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso de Biomedicina

Andressa Branquinho França
Ana Karine Ferreira
Gabriela Gurgel Jaime Carrijo
Glenia Berlanda Campos
Ítalo Bruno Ferreira Passos
Jackeline Cristina Alves
Késia de Souza Cruz
Vanessa Aparecida Barbosa
Radiografias da coluna, do crânio e dos ossos da face
Anápolis
2011

Andressa Branquinho França RA.1053000988
Ana Karine Ferreira RA. 1001775057
Gabriela Gurgel Jaime Carrijo RA. 1018849393
Glenia Berlanda Campos RA. 0801552
Ítalo Bruno Ferreira Passos RA. 1053004948
Jackeline Cristina Alves RA. 1018804677
Késia de Souza Cruz RA. 1001803571
Vanessa Aparecida Barbosa RA. 0901342414
Radiografias da coluna, do crânio e dos ossos da face
Trabalho acadêmico apresentado, como exigênciaparcial para a obtenção de nota na disciplina Diagnóstico por imagem, sob a orientação do prof. Welton Dias Barosa Vilar.

Anápolis
2011
SUMÁRIO
Introdução 03
Capítulo 1 - Radiografia do crânio, dos ossos da face e da coluna 04
1.1 Radiografia do Crânio 04
1.2 Radiografia dos Ossos da face 05
1.3 Radiografia da ColunaVertebral 06
Capítulo 2 - Casos Clínicos 08
2.1 Ossos do Crânio08
2.2 Ossos Faciais 09
2.3 Coluna Torácica e Cervical 11
2.4 Coluna Lombar, sacral, coccix 12
Capítulo 3 – Considerações Finais .....15
Referências..... .........17


Introdução

O objetivo deste trabalho é revisar através da literatura técnico-científica fundamentos teóricos e metodologias sobre o processo da radiologia aplicada nas estruturas do crânio, ossos da face ecoluna vertebral.
Neste trabalho abordaremos no as melhores formas para apresentar os métodos de incidências e posicionamento correto do paciente, descritas no capítulo 01 a fim de diagnosticar as patologias. No capítulo 02 iremos relatar a metodologia que proporcionará a obtenção da imagem radiográfica, orientada por técnicas eficazes.
Este relatório finaliza-se com considerações relevantes como aaplicação da radiografia nas áreas pediátricas e geriátricas, novos métodos de obtenção de imagem e a importância da colimação, visando eliminar as repetições dos exames e por conseqüência o tempo prolongado de exposição do paciente a radiação.

Capítulo 1 – Radiografia do crânio, dos ossos da face e da coluna

1.1. Radiografia do Crânio

Devido à alta complexidade da anatomia do crânio,o mesmo acaba tornando-se uma das partes mais difíceis de ser radiografado, o que resulta em um desafio para a radiografia. Mas estes desafios impulsionam, a partir do crescimento da globalização, um mecanismo de obtenção de imagens mais desenvolvido alvos de estudos a fundo, fazendo com que a radiografia convencional de certas partes do crânio, como estruturas internas mais encobertas, sejasubstituídas por estas. Cito; tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). Isto não exclui a radiografia, pois há lugares nos quais a TC ou a RM são remotas. Para obter as imagens do crânio inicia-se pelo posicionamento do paciente os quais podem ser: Posição ereta ou posição em decúbito, a melhor maneira para aplicar-se o posicionamento correto é a utilização de pontos dereferência superficiais e linhas de localização. Estas evitam erros de posicionamento como rotação, inclinação, flexão excessiva, extensão excessiva e ângulo do RC incorreto. A partir, do posicionamento determina-se a incidência que será utilizada, estas se dividem em básicas e especiais, as incidências básicas (rotina – pacientes que são capazes de cooperar na execução do procedimento) são: Paracrânio: Axial (método de Towne), Perfil, Axial 15º(método de Caldwell) ou axial PA a 25º-30º, PA a 0º. Para Sela Turca: Perfil, Axial (método de Towne). Para Mastóides: Oblíqua axiolateral (Law), Oblíqua axiolateral (perfil posterior Stenvers). E as incidências especiais (obtidas para mostra melhor certas patologias ou partes especificas) são: Para crânio: Submento-vértice (SMV), Axial (método...
tracking img