Interditos possessorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERDITOS POSSESSORIOS

Interditos Possessórios
Interditos possessórios são as ações judiciais que o possuidor deve utilizar quando se sentir ameaçado ou ofendido no exercício de seu direito. Éforma de defesa indireta da posse.
São três os interditos possessórios: Interdito Proibitórios, Ação de Manutenção de Posse e Ação de Reintegração de Posse.
Interdito Proibitório
Interditoproibitório é a ação de preceito cominatório utilizada para impedir agressões iminentes que ameaçam a posse de alguém. É uma ação de caráter preventivo, manejada quando há justo receio de que a coisa esteja naiminência de ser turbada ou esbulhada, apesar de não ter ocorrido ainda ato material nesses dois sentidos, havendo apenas uma ameaça implícita ou expressa. 
O possuidor não pode simplesmentedesconfiar que será ameaçado, mas deverá ser comprovado um justo receio, bem explicado e evidente, conforme as determinações do Art. 932 do CPC:
 Art. 932.  O possuidor direto ou indireto, que tenha justoreceio de ser molestado na posse, poderá impetrar ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório, em que se comine ao réu determinada pena pecuniária, caso transgridao preceito. (grifo nosso)
O objetivo dessa ação é afastar a ameaça que vem sofrendo o possuidor através de mandado judicial.
Ação de Manutenção da Posse
Ação destinada à conservação na posse,protegendo-o contra a turbação.
O possuidor, sofrendo empecilho, mas sem perder a posse, pede ao juízo que seja expedido mandado de manutenção, provando a existência da posse e o padecimento. Poderá serconcedida contra um malfeitor, contra o que se supõe fundado em direito e até mesmo contra o proprietário da coisa. Discute-se a possibilidade da manutenção contra possuidor indireto.
O interditopoderá ser contra moléstia de Fato, ou de Direito, quando por via judicial ou administrativa.

Ação de Reintegração da Posse
Ação concedida ao possuidor que foi injustamente privado de sua posse....
tracking img