Interdisciplinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Linguagem Oral e Escrita, Alfabetização e Ludicidade”




































“Sintese relexiva sobre a linguagem oral e escrita, alfabetização e ludicidade”








Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia 4º periodo dependência) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Educação da Criança de 0 a 5 anosOrganização e Didática na Educação Infantil
Ensino e Alfabetização
Ensino da linguagem Oral e Escrita
Ludicidade e Educação.









Vitória-ES
2012

INTRODUÇÃO


O espaço educacional deve ser um lugar atraente, um espaço e um tempo estimulador de aprendizagem. E ao referir sobre o espaço da educação infantil, este deve se tornar mais comprometido valorizando a educaçãono referido contexto, não apenas como meio de preparação para o futuro, mas como experiência atual de vida, aumentando a satisfação e o gosto pelas atividades e trabalhos escolares, tornando as uma vivência positiva e enriquecedora, sendo um espaço que envolva brincadeiras, jogos, linguagem oral e escrita, alfabetização e ludicidade.

DESENVOLVIMENTO

A educação infantil deve serprazerosa buscando dar ênfase às brincadeiras, pois a mesma faz parte do cotidiano da criança, quando ela brinca ocorre o desenvolvimento motor e social aprendendo a se relacionar com os colegas e a descobrir o mundo à sua volta, desenvolvendo sua capacidade mental e corporal.
O ponto de partida para esse trabalho foi a a creche pré-escola CMEI Maria Orlande Simonetti, que atende crianças de 2a 5 anos de idade, a qual tem buscado trabalhar da melhor forma possível seus educadores que são preparados continuamente com cursos oferecidos pela prefeitura municipal, sua estrutura física é muito boa e adaptada para atender alunos com necessidades especiais, os móveis possuem bom estado de conservação e são adequados para atender a educação infantil, sabemos que o mobiliario deve ser adequadopara facilitar a movimentação e a realização das atividades propostas.

Pude observar também que a instituição prioriza à escrita sem ênfase ao lúdico e brincadeiras. Ao referirmos sobre a aprendizagem da escrita na educação infantil devemos ter muito cuidado para não forçamos precocemente nossas crianças, pois para aprendizagem da escrita é indispensável que o aluno tenhaatingido a maturidade necessária na área perceptiva, psicomotora, cognitiva, atencional, linguística entre outros para alcançar sucesso na sua aprendizagem. Segundo Gómez e Terán (2008): “Os professores devem saber o quão importante é motivar para que se expressem tendo o cuidado de não frustrá-las com expectativas exageradas de ordem e limpeza.”.
Ao pedir que as professoras descrevessemcomo trabalhar a Linguagem oral e Escrita e a Alfabetização foi respondido:
A professora P1:_disse que: Com musicas, artes, atividades de pintura e coordenação motora fina e grossa.
A alfabetização na educação infantil deve ser ministrada através de histórias da literatura infantil, poemas, versos, parlendas, músicas, buscando despertar nas crianças a vontande de aprender a lere escrever, respeitando suas limitações.
A Professora P2:¨_Disse que. trabalhar a linguagem oral e escrita buscaria trabalhar de forma lúdica e prática, com atividades que envolvam artes, música, jogos, vídeos entre outros. A alfabetização deve ser de forma prazerosa e criativa buscando chamar a atenção das crianças para leitura e escrita com peças teatrais, leitura de livros,poemas buscando alfabetizar de forma ludica e prazerosa.
A Professora P3:_Busco trabalhar com atividades onde a criança possa expressar seus sentimentos através de pinturas e trabalhos manuais apresentado a elas e diferentes tipos de pinturas, músicas variadas e obras de arte. Para que elas possam reproduzir e expressar de sua forma em telas e papéis. Essa é uma forma de se...
tracking img