Resistencia de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Cálculos para dimensionamento de um portal de entrada para veículos.
Com o estudo deste projeto podemos aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula.
Entre os assuntos estudados eapresentados, o ATPS demonstra uma situação real, onde podemos aplicar os conceitos básicos da engenharia, usar normas técnicas.
Será apresentado o projeto, memorial de cálculos, descrição dasespecificações NBR 8800/2008: Projeto de Estrutura de Aço e de Estrutura Mista de Aço e Concreto de Edifícios.
ETAPA 1
Passo 1
Nesta primeira etapa, além da apresentação do projeto a ser desenvolvido, ogrupo entrará em contato com algumas das diversas aplicações onde conceitos de tensão, tensão admissível e coeficiente de segurança são indispensáveis no dimensionamento ou pré-dimensionamento. Nossosestudos serão baseados na estrutura demonstrada abaixo, faremos a análise dimensional das forças aplicadas nos pilares de sustentação,

Passo 2
Observar as figuras abaixo:

Passo 3
Calcular odiâmetro do parafuso necessário para resistir às tensões de cisalhamento provocadas pela ligação de corte simples do tirante com a viga metálica, considerando que a tensão resistente de cisalhamentodo aço do parafuso τvd é de 120 MPa. Majorar os esforços, força de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2.

  ↓12,57kN

      6,285 KN↑                           ↑6,285 KNMajorando as forças por um coeficiente de segurança 2, temos:
d = √4 ∙ m ∙ g / π   ∙ τrup                               →   √ 4 ∙ 12570 / π ∙ 120 ∙ 106     

d = 0,0115m = 11,5mm (M12)
O parafusoa ser usado deverá ter um diâmetro de 12mm.
Passo 4
Não aplicável
Passo 5:
Calcular as tensões de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligação da Figura 2. Verificar anecessidade de se aumentar a espessura de uma ou mais chapas da ligação considerando uma tensão admissível de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensão superior à tensão de ruptura do...
tracking img