Trabalho interdisciplinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2003. Cap.8.
De acordo com Chiavenato (2003), organização pode ser caracterizada como o conjunto de órgãos e pessoas que detém o aparato administrativo como divisão de trabalho, especialização,hierarquia, autoridade, responsabilidade, havendo níveis funcionais com ênfase nas funções e nas tarefas no contexto atual chamado ambiente. Nas organizações cada pessoa ou conjunto das mesmas éresponsável em determinada função contribuindo para a realização de um objetivo geral, no qual não poderia ser alcançado por apenas um indivíduo.
Nenhuma organização é autônoma devido a grande interação entretodas, tendo como consequência a contínua mudança dos objetivos organizacionais sendo paralelamente às mudanças do ambiente externo, limitando sua liberdade de agir.
Ainda segundo o autor, aorganização formal pode ser compreendida como um agrupamento social que, de maneira proposital ou determinada tem como intuito atingir objetivos específicos. Esta organização tem como principio básico que aspessoas vão funcionar efetivamente de acordo com um sistema racional, ou seja, adequando aos meios e fins visando critérios universais e baseados na razão e na lógica sendo caracterizada por regras,regulamentos e uma estrutura hierárquica. A organização pode ser analisada a partir do racionalismo da organização formal subdividindo-se em três componentes: organização linear, organizaçãofuncional, organização linha-staff.
O primeiro componente é uma das formas estruturais mais simples e antiga, é uma forma de organização bastante indicada a pequenas empresas. Devido a sua fáciloperacionalização tem a estrutura de uma pirâmide onde as relações hierárquicas são feitas de forma linear, ou seja, cada setor da empresa responde única e exclusivamente ao seu superior.
Já o segundo, é um tipode estrutura que visa a especialização das funções, ou seja, cada individuo tem uma atividade ou função especifica, diferentemente da organização linear onde o subordinado reporta-se muitas vezes a...
tracking img