Insustentabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 3
Definição de Insustentabilidade 3
Insustentabildiade e seus riscos 3
Insustentabilidade: limite para crescer 3
Insustentabilidade: crescimento 4
Insustentabilidade nos dias de hoje 5
Conclusão 7
Bibliografia 8

Introdução

Antes de entrarmos no tema Insustentabilidade social é necessário que entendamos primeiramente o que é sustentabilidade social. Já quea insustentabilidade é a falta, o inverso de todas essas necessidades, a Sustentabilidade Social é o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade de forma equilibrada, entre os habitantes e o meio ambiente onde vivem. Uma sociedade sustentável é, em teoria pelo menos, onde seus habitantes tem como prover seu sustento, pois há emprego, recebem do Poder publico todo o amparo para suasnecessidades básicas, como: direito a água potável, coleta e tratamento da rede de esgoto e do resíduos sólidos (lixo), e demais infraestruturas para sua sobrevivência. Por sua vez cabe ao Poder Publico trabalhar de forma racional e sustentável, o ambiente, para que possa garantir o progresso da sociedade pela qual é responsável incoerente? Sim, mas não há progresso sem que a natureza sofra algum tipo deagressão, o q há são formas de minimizar essa agressão, alguns já citados acima. Numa sociedade sustentável todos ( população e Poder Publico) sabem e cumprem seus deveres com o meio ambiente, pois há uma conscientização mutua da importância em restaurá-lo preservá-lo para a atual e futura geração.

.
Desenvolvimento sustentável
É um conceito sistêmico que se traduz num modelo dedesenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas
A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:
"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual,sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais."
.

CAUSAS DAINSUSTENTABILIDADE SOCIAL:

O que leva um País a insustentabilidade social são vários fatores, entre eles e um dos mais importantes, é o aumento da população.
A migração do homem rural para a cidade, a falta de controle de natalidade, esta presente em todo o mundo.
A migração desenfreada, tem causado concentração excessiva de pessoas nos centros urbanos.Estima-se que, em 2050, 70% da população mundial vivanas grandes cidades. Um fenômeno como esse causa grandes mudanças de infraestrutura e pede soluções.
O controle de natalidade é uma questão bastante discutida e um tanto polêmica. 

Os pesquisadores, estudiosos, cientistas demonstram relatórios que incentivam o controle de natalidade. 
No entanto esse controle é direcionado aos países do sul (subdesenvolvidos) e não aos países do norte(desenvolvidos), eles recomendam, mas não praticam, pelo contrário, nesses países ocorrem incentivos para que as famílias tenham mais filhos. 

Essa polêmica tem explicação, é que a densidade demográfica dos países do norte está quase que decrescendo diferentemente dos países do sul que possuem altos índices de crescimento natural/vegetativo. 

Sem dúvida medidas de implantação de controle denatalidade pode ser o alicerce para a solução de vários problemas que assolam a sociedade atual, seja nos países do norte ou do sul. 

Quanto aos problemas ambientais, podemos encontrar algumas soluções se diminuirmos a quantidade de pessoas automaticamente diminuiremos o consumo. A água, por exemplo, que é dos grandes problemas desse século, poderia ser mais poupada, se diminuir a quantidade de...
tracking img