Atps familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA – 1
Família: relação entre o publico e o privado.
Momentos de transformações e passagens de um “modelo” a outro.
* Família Medieval à família Moderna – Áries, define que a família antiga tinha por missão, a conservação dos bens, a pratica de um oficio comum a todos, e ajuda mutua no cotidiano de um mundo em que homem e mulher não poderiam sobreviver isolados. As trocas afetivas ecomunicações sociais eram feitas por intermédio de vizinhos, amigos, crianças e idosos, mulheres e homens com possibilidades de se manifestarem livremente em seu meio. onde assiste-se a um processo de nuclearização da família, acompanhado da individualização de seus membros que reivindicam uma progressiva privacidade o que alterará significativamente os espaços de morar, havendo a diluição dasfamílias conjugais.
Mas, somente a partir da Idade Moderna, a família conjugal do século XIX, tinha uma marca de “indivisão”, agrupada sob o domínio das relações de trabalho e que originou a grande família patriarcal. (Do feudalismo X capitalismo).
* Família Moderna á Família Nuclear – substitui um modo de produção baseado na Mao de obra da família extensa. Entretanto é no século XIX, que a famíliaburguesa – a unidade domestica – compõe-se, sobreduto de pai, mãe e filhos repartindo uma unidade habitacional. A esta família privatizada corresponde uma concepção de unidade de moradia extremamente setorizada e compartimentada. (ÁRIES: 1981).
* Família Européia - sofreu mudanças consideráveis, marcadas, sobretudo pelas relações de trabalho e a entrada da tecnologia na vida das pessoas. Parao autor, a substituição da aprendizagem pela escola como meio de educação, que mostra o novo papel desenvolvido pela criança e a família nas sociedades industriais, começava aqui um longo processo de enclausuramento das crianças, dos loucos, dos pobres e das prostitutas que se estenderia até hoje, sob o nome de “escolarização.” (ÁRIES).
Outra visão clássica quanto a caracterização dasrelações familiares na contemporaneidade, é a de Giddens (1993), onde se dedicou a estudar a caracterização das relações familiares na contemporaneidade, compreendendo a transformação das relações afetivo-sexuais a partir do seu conteúdo igualitarista.
Weber (1989), Durkheim (1995), tambem voltaram seu olhar para o individualismo e a refletividade social - fatores que contribuíram para adestradicionalização nas sociedades contemporâneas - são vividos na esfera da família de forma intensa e inédita. Os críticos do individualismo sugerem que este também é responsável pela desagregação familiar, pelo fim da autoridade parental.
CASTELLS (2001) questiona o enfraquecimento do patriarcado, entretanto aponta indicadores que contribuem para o declínio das formas tradicionais da família patriarcal,tais como: a transformação da economia e do mercado de trabalho associado à abertura de oportunidades para as mulheres no campo da educação; as transformações tecnológicas ocorridas na biologia, farmacologia e medicina, controlando a reprodução humana; a transformação econômica e tecnológica, atingindo o patriarcalismo pelo desenvolvimento do movimento feminista; e a rápida difusão destas idéias emuma cultura globalizada, com um movimento feminista altamente diversificado, desenvolvendo debates a partir da experiência coletiva de construir ou reconstruir a identidade feminina.
* Família Brasileira - ao abordar o tratamento dado à família na obra de Gilberto Freyre e Antonio Cândido, considera que em ambos, “se o tempo concedido à sua dominação é por demais amplo, o espaço social onde seinscreve essas unidades familiares é por demais estreito.” Enquanto que (SAMARA, 1987), observa, no mesmo sentido, que no modelo genérico de estrutura familiar foram “esquecidas as variações que ocorrem na organização da família em função do tempo, do espaço e dos diferentes grupos sociais”. podemos falar de uma “privatização da família”, já que à primeira vista , a evolução familiar passa...
tracking img