Insulina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O interesse por este estudo foi despertado devido o aumento da população com diabetes mellitus tipo II ou não insulino-dependente, tornado um dos distúrbios mais comuns em clínica médica e estão freqüentemente associados à síndrome metabólica, que se caracteriza por resistência à insulina, obesidade andróide ou central, dislipidemia e hipertensão arterial. A síndrome metabólica éresponsável pela maior morbi-mortalidade por doenças cardiovasculares tanto em obesos quanto em diabéticos tipo 2.
O tratamento atual do diabetes mellitus II visa manter o controle glicêmico adequado, seja com dieta hipocalórica, aumento da prática de exercícios físicos ou uso de medicações. Existem no momento diversas opções terapêuticas, que podem ser utilizadas isoladamente ou emassociações: sensibilizadores da ação de insulina que serão relatados neste trabalho.
E essencial conscientizar o diabético da sua participação no controle glicêmico, com determinação de glicemia capilar, como proceder em situações de hiper ou hipoglicemia, nas infecções e na gravidez. Isto melhora o controle do DM e diminui a freqüência de internações hospitalares.









2 BIGUANIDAS

Ametformina foi introduzida em 1957, sendo que a buformina se tornou disponível em 1958. A metformina fornecida isolada em combinação com sulfoniluréia, melhora o controle glicêmico e as concentrações lipídicas nos pacientes que respondem mal à dieta ou a uma sulfoniluréia isoladamente.
A metformina é absorvida principalmente no intestino delgado. A substância é estável, não se liga às proteínasplasmáticas e é excretada na urina. Possui meia- vida de 1,3 a 4,5 horas. A dose diária máxima recomendada de metformina é de 3 g, fornecida em três doses com as refeições.

2.1 Posologia e Administração
A dose usual é de 1 comprimido (850 mg), 2 vezes ao dia, às refeições, esta dose pode ser paulatinamente aumentada até no máximo 3 comprimidos ao dia, a critério médico. Os comprimidos devem seringeridos com auxílio de água, logo após uma das refeições. Superdosagem: a superdosagem pode levar em conseqüência à acidose láctica. Neste caso recomenda-se o tratamento com bicarbonato de sódio e tratamento de apoio intensivo. A hipoglicemia pode requerer a administração de glicose.

2.2 Indicações
Adjuvante da dieta do controle de diabetes insulinoindependente (tipo II) quando o regimealimentar sozinho não permite a normalização do peso e/ou glicemia. É também indicado para complementar a insulinoterapia em diabetes insulinorresistentes.

2.3 Contra Indicações
Hipersensibilidade às biguanidas ou a outros componentes da fórmula; gravides; diabete insulino-dependente; insuficiência renal; orgânica ou fncional; mesmo moderada; insuficiência hepática;acidose láctica; alcoolismoagudo ou crônico; qualquer situação médica aguda, tais como, colapso cardiovascular; insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio, cirurgia ou septicemia; estados doentios que podem estar associados com hipoxemia; complicações agudas (vômitos ou diarréia) que provavelmente resultam em desidratação e azotemia pré-renal. Além desta, outras condições que predispõem à acidose láctica.2.4 Reações Adversas
As reações adversas mais comuns com o uso da Metformina são as perturbações do trato gastrintestinal como náusea, vômito, diarréia e desconforto abdominal, além de mal-estar e hiperventilação. Esses efeitos ocorrem em aproximadamente 10 a 30% dos pacientes e raramente perduram apenas nos primeiros dias do tratamento. Isto pode ser evitado ou minimizado iniciando-se otratamento com uma dosagem mais baixa e ingerindo a droga durante ou após às refeições. Caso ocorram estes sintomas descritos, que precedem aacidose láctica, interromper o tratamento e avisar o médico. A acidose láctica, às vezes fatal, foi associada ao tratamento com a Metformina, porém, quase todos os casos relatados envolviam pacientes com contra-indicação ao tratamento ou com ingestão de doses...
tracking img