Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

BÁRBARA MAIMONE CAROLINA NOGUEIRA PAULA MARINA CAPUCI

FONTES ENERGÉTICAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMCAMINHO ALTERNATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Coronel Fabriciano
2013
BÁRBARA MAIMONE CAROLINA NOGUEIRAPAULA MARINA CAPUCI

FONTES ENERGÉTICAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Relatório baseado em pesquisa bibliográfica sobre energias renováveis no Brasil, apresentado em seminário ao ProfessorErriston Campos Amaral, na matéria de Introdução à Engenharia.

Coronel Fabriciano
2013
RESUMO

O trabalho consiste em citar e explicar as energias renováveis no Brasil, com destaque nas energias eólica, solar, nuclear, geotérmica, hídrica e biomassa. Além disso, baseia-se na análise de referências bibliográficas para apontar projetos de construção, locais com usinas, as vantagens e desvantagens douso de cada energia, os impactos socioambientais e econômicos, e os locais viáveis de uso em cada região brasileira.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. METODOLOGIA 5
3.1 ENERGIA GEOTÉRMICA 5
3.2 ENERGIA HÍDRICA 5
3.3 BIOMASSA 6
3.4 ENERGIA SOLAR 7
3.5 ENERGIA EÓLICA 8
3.6 ENERGIA NUCLEAR 8
4. CONCLUSÃO 9
Referencias Bibliográficas 10

1. INTRODUÇÃO
Fontes fósseis de energiasão constantemente colocadas em debate. Os impactos ambientais são significativos, já que há o desequilíbrio do ciclo de carbono e emissão de gases poluentes. Porém são fontes consideradas de mais fácil acesso e baratas. As pesquisas acerca de fontes alternativas de energia estão em contínuo avanço, sendo que o uso de fontes alternativas podem ser consideradas um fator para desenvolvimento, tantoeconômico quanto social. Dessa forma, através de pesquisas bibliográficas, pretende-se estudar algumas energias de fontes alternativas (nuclear, hidrelétrica, solar, eólica, biomassa e geotérmica) e os projetos de construção de usinas existentes no país. É necessário também apontar as fontes viáveis para cada região brasileira, comparando os benefícios e os danos ao meio ambiente e à sociedade, comogeração de emprego em usinas ou translocação de populações ribeirinhas em projetos de usinas hidrelétricas.
2. OBJETIVOS
Principal:
* Apresentar e avaliar as fontes renováveis viáveis a serem utilizadas no Brasil e projetos de instalação.

Específico:
* Relacionar o custo de produção com o benefício gerado.
* Apresentar os maiores projetos e construções referentes à cada fonte.
*Identificar os processos de formação das energias eólica, solar, nuclear, hidrelétrica,

3. METODOLOGIA
3.1 ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica resume-se ao calor contido no interior da Terra, convertido em energia. A liberação de gases poluentes é minima. Campos geotérmicos podem ser extensos, aumentando sua durabilidade, segundo Vitor Rodrigues de Freitas. As fontes em estudodessa energia são as hidrotérmicas; geopressurizadas; rochas secas quentes e magmas, sendo a hidrotérmica a tecnologia em prática atualmente. Os processos de conversão do calor do interior da Terra em energia, com a tecnologia das hidrotérmicas, subdividem-se em três tipos de conversão diferentes: o vapor a seco, de flash e de ciclo binário. O vapor da água vai diretamente para a turbina, que,...
tracking img