Insulina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

A insulina foi a primeira proteína de comprovada atividade hormonal,a primeira proteína a ser cristalizada e seqüenciada por técnicas químicas.a pesar de tudo, pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares de sua atividade em relação a outros hormônios que também agem em nível molecular.
A identificação das ilhotas foi feita por langerhans em 1860, mas não foi compreendida suafunção. Depois de muitos anos de estudos e pesquisas em 1921 o Dr. Banting e seu aluno C.H Best fizeram umas das maiores descobertas do século 20,usaram com sucesso,a insulina pra tratar uma pessoa com diabetes,doença que era considerada como sentença de morte naquela época. Verificou-se que as ilhotas de bovinos e suínos produziam insulina que era ativa na espécie humana, o que proporcionougrandes avanços nas pesquisas biomédicas.
No desenvolvimento desse trabalho,demonstraremos as aplicações da insulina,bem como seus tipos,sua síntese no organismo e sua importante função para o controle de glicemia nos diferentes tipos de diabetes.

2. SÍNTESE DA INSULINA

2.1. Proinsulina
A insulina é produzida nas células das ilhotas pancreáticas, como uma cadeia com um precursor de cadeiaúnica (proinsulina A,B e C),cuja a estrutura primaria contém uma cadeia polipeptídica com 86 aminoácidos e 3 pontes dissulfeto de um aminoácido denominado cistina.É transformada em insulina biologicamente ativa por modificações proteolíticas,na sua estrutura primaria, quando é secretada das células das ilhotas.A proinsulina é clivada por proteases presente nas células das ilhotas,que clivam duasligações peptídicas na proinsulina,entre os resíduos de aminoácidos 30,31,65 e 66.

2.2. Insulina ativa
Consiste de duas cadeia polipeptídicas(A e B ), de 21 aminoácidos e 30 aminoácidos,respectivamente ligados covalentemente por uma mesma ponte dissulfeto presente na proinsulina. O peptídeo C modificado é secretado no sangue, com a insulina ativa. O conhecimento da estrutura primaria mostra a funçãode determinados a aminoácidos na estrutura da insulina, pela comparação da estrutura primaria de insulina de diferentes espécies de animais. A estrutura primaria alinhada mostram identidades na maioria das posições dos aminoácidos, exceto para os resíduos 8 9 e 10 da cadeia A e o resíduo 30 das cadeias B aparentemente não afetam as propriedades biológicas das moléculas de insulina. Outroaminoácido da estrutura primaria são raramente substituídos, sugerindo que tenham papel essencial na função da insulina.

3. TIPOS DE INSULINA

Existem diferentes tipos de insulina,cada uma com característica diferentes. Ao determinar a melhor insulina para um paciente, há três características importantes a serem compreendidas e consideradas.
A primeira é o tempo de ação da insulina. Período para ainsulina chegar à corrente sangüínea e começar a diminuir seu nível de glicose.
A segunda é o pico da insulina. É a hora em que a insulina está no seu ponto máximo em termos de redução do nível de glicose.
A terceira e a sua duração. É o tempo que a insulina permanece no corpo, atuando para diminuir seus níveis de glicose.

3.1 insulina R
Denominada insulina comum, é uma insulinade ação curta que geralmente começa a funcionar dentro de 30 a 60 minutos, chega ao pico 2 a 4 horas depois da injeção e geralmente está fora do seu organismo entre 6 e 8 horas. A insulina R foi disponibilizada pela primeira vez em 1923, havendo um só tipo de insulina. Embora sendo de origem animal, está disponível hoje, em uma forma de DNA recombinante.

3.1.2 Insulina humana, bovina e suína.A insulina humana pode ser extraída do pâncreas na medida em que esta é produzida nas células b dos ilhotas de Langerhans do pâncreas,e também do boi ou do porco através de biotecnologia, através de purificação simples ou processos mais complexos para extrair outros peptídeos pancreáticos.
A insulina suína difere num único aminoácido, substituição da alanina ou treonina na porção b30. A...
tracking img