Insulina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM MELHOR CONTROLE METABÓLICO em diabéticos tipo 1 tem sido associado a uma menor incidência de complicações crônicas (1). Este objetivo é geralmente atingido com esquema de tratamento intensivo com insulina de longa duração, associada a insulinas de curta duração (1-4). Porém, o Estudo do Controle de Diabetes e suas Complicações (DCCT) claramente demonstra que à medida que o controle da glicemiamelhora, o risco relativo de hipoglicemia aumenta (1).
Em geral a insulina humana regular é administrada 30 minutos antes das refeições, já que esta insulina tem início de ação lento (em 30 a 60 minutos) após uma injeção subcutânea. Este fato, aliado a um tempo de ação mais prolongado, pode resultar em hiperinsulinemia e hipoglicemia tardias (5). Para muitos pacientes este esquema não éconveniente e a insulina é administrada no momento da refeição, com prejuízo em sua ação e com risco de hipoglicemia tardia.
Insulina lispro é um análogo da insulina humana desenvolvida por engenharia genética pela inversão dos aminoácidos prolina e lisina nas posições 28 e 29 da cadeia beta, resultando em uma insulina com seqüência Lis(B28)Pro(B29) (6). Esta insulina tem menor tendência paraauto-agregação no local de aplicação subcutânea, é absorvida mais rapidamente que a insulina humana regular, e mimetiza o perfil fisiológico da insulina em resposta a uma refeição (6). Como resultado, ela tem um início de ação rápido (15 minutos), atinge um pico de ação mais precocemente (1 hora) e possui uma duração de ação mais curta (4 horas) (6-12). Estudos clínicos demonstraram que esta insulinamonomérica tem efeitos benéficos, como a redução da incidência de episódios hipoglicêmicos (12-16) e um melhor controle glicêmico pós-prandial (17-25). Além disso, a insulina lispro deve ser administrada imediatamente ou, se necessário, após a refeição, mantendo ação eficaz (26-29).
O objetivo primário deste estudo foi comparar o efeito da insulina lispro e insulina humana regular no controleglicêmico, particularmente pós-prandial. Outros parâmetros avaliados foram: dados de segurança da insulina lispro e da insulina regular; preferência dos pacientes por insulina lispro ou insulina humana regular; controle glicêmico através da hemoglobina glicosilada A1C (HbA1C) e a incidência de episódios hipoglicêmicos nos dois esquemas terapêuticos.
 
PACIENTES E MÉTODOS
Este é um estudo multicêntrico,randomizado, cruzado, aberto, comparativo, envolvendo 27 pacientes (19 femininos, 8 masculinos) com diabetes tipo 1, com idade variando de 11 a 25 anos (mediana 16 anos). As instituições onde o estudo se realizou foram: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/USP (11 pacientes); Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (8 pacientes); e Centro Integrado deDiabetes e Hipertensão/CIDH (8 pacientes). Todos os pacientes tinham diabetes tipo 1 (duração média 9,0±5,4 anos; variação 1,5 a 22,5 anos) e utilizavam insulina por pelo menos 12 meses. Os pacientes não tinham complicações crônicas do diabetes, exceto por 1 paciente que apresentava microalbuminúria. Pacientes com creatinina sérica maior que 3 mg/dl ou evidências de retinopatia rapidamente progressivaforam excluídos.
Os pacientes receberam insulina humana regular (Humulin R, Laboratório Lilly, IN, USA) e insulina humana NPH (Humulin N, Laboratório Lilly, IN, USA) por um período introdutório de 15 dias a 2 meses. Durante este período, insulina humana regular foi administrada antes das refeições e insulina humana NPH 1 a 2 vezes por dia, com o objetivo de otimizar o controle glicêmico dopaciente. Os pacientes foram então randomizados para uso de insulina humana regular ou insulina lispro (Humalog, Laboratório Lilly, IN, USA) por 2 meses e depois transferidos para a outra insulina por mais 2 meses. As insulinas regular ou lispro foram administradas antes das refeições (insulina humana regular, 30 minutos antes e insulina lispro imediatamente antes). A insulina humana NPH foi...
tracking img