Instrumentalidade

Páginas: 4 (907 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014


Relatório sobre Gestão Pública, através de Construções Conceituais e Emergenciais da Participação Social

O objetivo deste relatório é apresentar os avanços e as críticas, em relação á gestãopública além, de apresentar contribuições para possível delimitação inicial desse campo de conhecimento, que se entende aqui. Foi realizada uma revisão de literatura acerca dos aportes teóricos sobreo tema. Sendo apresentadas e discutidas as principais críticas e elencadas as contribuições para a delimitação do campo. O artigo também aborda a importância do tema e a reconstrução da origem dotermo gestão pública. Na percepção dos autores deste texto, onde os objetivos eram:
Analisar os conceitos “governo local”, “poder local’’, ”esfera púbica” e governança local”.
Verificar a emergência doconceito governança no contexto de globalização.
Examinar mudanças ocorridas na organização política e social trazidas pelo processo de globalização.
Segundo Celina Souza e Márcia Blumm(1999), noGoverno local, sistematizou-se o tema da política local em duas categorias: Normativas e Empíricas.
A normativa desenvolvida principalmente na Grã-Betanha, percorre três fases: Defensores,Reforrmadores e Localistas. Os defensores seguiam a tradição de Stuart Mill, estimulavam a participação política em oposição ao governo centralizado e argumentavam que as instituições locais realizavam adistribuição mais eficiente dos recursos.
A fase dos Reformadores era a fase Pós-Guerra, onde o governo local autônomo era defendido como instância de governo virtuosa para a expansão de um Estadode Bem Estar Social.
Os localistas: fase em que foi retomada a questão da eficiência, acreditava que o governo local tinha melhores condições para locar recursos, em virtude das necessidadeslocais, da proximidade com a comunidade e da capacidade em responder as demandas. Nas três fases trabalham com o dilema “aumentar os níveis de participação democrática dos cidadãos”. E ao mesmo tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instrumentalidade
  • Instrumentalidade
  • A instrumentalidade
  • instrumentalidade
  • INSTRUMENTALIDADE
  • Instrumentalidade
  • Instrumentalidade
  • instrumentalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!