Instituto de engenharia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAMES
CINTILOGRÁFICOS


NOME: Ivan Victor Oliveira dos Santos mat:1300351

Unigranrio, 17 de março de 2011

O Ien
O Instituto deEngenharia Nuclear (IEN) é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Foi fundado em 1962 e vem contribuindo para o domínionacional de tecnologias na área nuclear e correlatas.
Com a diversificação das pesquisas, seguiram-se a aquisição de um gerador de nêutrons, a construção de laboratórios de física, química e materiaisnucleares e a organização de um serviço de proteção radiológica. Em 1974 foi instalado um acelerador de partículas de energia variável, o Cíclotron CV-28, dando-se início a novas atividades, entreelas o desenvolvimento de métodos para produção de radionuclídeos. Na década seguinte, o IEN daria início à fabricação de radioisótopos com o uso de aceleradores, pioneira no país, para pesquisa e usomédico.

O que são radiofármacos
Radiofármacos são substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para radioterapia e para exames de diagnóstico por imagem. A produção de radiofármacos peloIEN reflete a preocupação do Instituto em atender às demandas da sociedade. Essa atividade teve origem com a aquisição, em 1974, do acelerador de partículas Cíclotron CV-28 de energia variável, o quedeu início ao desenvolvimento de métodos de produção de radionuclídeos para diferentes aplicações e a produção experimental para uso médico.

Radiofármacos
| |
| |
O emprego de técnicasnucleares na medicina está em expansão em todo o mundo. Uma nova geração de radioisótopos de meia-vida curta, produzidos em aceleradores de partículas, permite diagnósticos mais precisos e terapias maiseficazes com doses radioativas muito menores para os pacientes e níveis mais baixos de contaminação do ambiente. Em 1998, o Instituto começou a produção em larga escala do radionuclídeo iodo-123...
tracking img