6 Sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho para avaliacao periodica a disciplina de Gestao da Qualidade

Six Sigma - Uma ferramenta em busca do defeito zero

Developed by

Trabalho realizado por: Gabriel Faria
João Nazario

Indice

Introdução---------------------------------------------------------------------------------Pág.3
Criação e desenvolvimento do modelo6d----------------------------------------Pág.4
6-SIGMA-------------------------------------------------------------------------------------Pág.6
Meios humanos envolvidos na implementação do modelo 6 – Sigma----Pág.8
Implementação do Modelo 6 – Sigma em seis passos------------------------Pág.10
Perguntas mais frequentes sobre o 6- Sigma------------------------------------Pág.11


IntroduçãoA preocupação crescente da população em geral com a utilização de produtos e serviços de qualidade, pode ser vista como uma demonstração de que as pessoas estão cada vez mais atentas à relação custo/benefício que cada produto ou serviço lhes proporciona. Historicamente, o processo evolutivo do conceito de qualidade de produtos teve o seu início nos primórdios do século XX. Nas décadas de 30e 40, os processos e produtos padronizados impulsionaram o desenvolvimento das primeiras técnicas industriais para controlo da qualidade. A ênfase até então era dada à conformidade e a sua relação com a inspecção. Com o passar do tempo, outras abordagens foram ganhando espaço, principalmente, após W. A. Shewhart introduzir o pensamento estatístico aos processos de produção.
A maior preocupaçãodos engenheiros era definir a qualidade do produto a partir de métodos que conduzissem à perfeição técnica, o que consistiu em uma visão objectiva deste conceito. Esta visão foi-se modificando, sobretudo nas décadas de 50 e 60, quando o Japão se destacou no cenário mundial pelas suas inovações nos processos de produção industrial. Posteriormente, com os trabalhos de Deming, Juran, Crosby e Ishikawana década de 80, surgiu o modelo de gestão da qualidade total. Neste período, os programas de qualidade trouxeram consigo uma visão mais objectiva para o conceito de qualidade de produto e serviços, ou seja, os programas de qualidade tornaram-se estratégias fundamentais na busca da produtividade, reduzindo custos, aperfeiçoando processos, melhorando produtos e garantindo uma maiorcompetitividade.
As últimas duas décadas do século XX ficaram fortemente marcadas pela preocupação com uma melhor compreensão dos processos de manufactura e com o desenvolvimento de novos métodos e técnicas que acelerassem esta compreensão. Assim, o cenário da gestão da qualidade evoluiu na direcção de alternativas que conjugassem a eficiência e a eficácia dos processos produtivos para a obtenção de maiorprodutividade e lucro.
Com uma abordagem predominantemente quantitativa, em busca da obtenção de uma maior eficiência e eficácia, a qualidade seis - sigma revolucionou a metodologia até então utilizada para a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Esta revolução foi propiciada pela forte aplicação do pensamento estatístico difundido por Shewhart (1931). A aplicação intensa desta forma de pensara organização da produção promoveu uma redução drástica na variação dos processos e, consequentemente, na redução do número de defeitos e de falhas em todos os níveis, e levou a qualidade a ser vista como um factor competitivo e estratégico. Qualidade passou a ser palavra de ordem para a alta administração das organizações que almejavam a melhoria dos negócios no novo século. O resultado foi osurgimento da necessidade de uma reflexão maior acerca dos critérios utilizados para a adopção de certas práticas envolvidas com a busca da melhoria da qualidade. Além disso, ficou latente a importância da compreensão dos requisitos necessários para que a organização alcançasse o êxito esperado nos padrões de qualidade.

Criação e desenvolvimento do modelo 6d

O Modelo Seis Sigma surgiu na...
tracking img