Analise sobre os filmes (o mundo perdido de cousteau: “os segredos do mediterrâneo” filme “o dia depois de amanhã”)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo

Geografia

O mundo perdido de Cousteau: “Os segredos do Mediterrâneo”
&
Filme “O dia depois de amanhã”

Professora:
Carmélia Correia
Alunos:Pedro Braga nº21
Rodrigo Botelho nº22

Vila Franca do Campo, 14 de Junho de 2011
Jacques-Yves Cousteau
Jacques Cousteau, nasceu em Saint Andréde Cubzac, em 11 de Junho de 1910 e faleceu em Paris, 25 de Junho de 1997. Foi um oficial da marinha francesa. Alcyone foi o navio da expediçãoonde Cousteau (oceanógrafo) efectuou as suas viagens de pesquisa.



Pierre-Yves Cousteau

Pierre-Yves Cousteau era o filho mais novo de Jacques-Yves Cousteau. A sua vida foi dedicada na sua totalidade à exploração subaquática de mares e rios. Partindo dos mesmos locais onde seu pai (Jacques Cousteau) filmou - de Marselha à Córsega, passando pelas reservas marinhas das Ilhas de Medase de Formentera. Pierre tinha como objectivo principal a execução de um documentário para compreender as diferenças entre as característica observadas pelo pai e as características do mundo submarino actual sendo estas muito diferentes. No entanto, as áreas preservadas deram-lhe muitas esperanças para saber o que se tinha perdido nas últimas décadas e o que era preciso para trazer de volta a vidaao fundo do mar.

1
Navio Alcyone
O Alcyone é um navio Francês, construído para o comandante Jacques-Yves Cousteau, traçado para receber uma outra inovadora tecnologia de propulsão a turbo vela. A embarcação recebeu esse nome em homenagem a Alcyone, personagem da mitologia grega, filha de Éolo, deus dos ventos. Alcyone foi o navio de expedição de Cousteau, este barco não apenas louva o uso dehidrodinâmico e aerodinâmico, bem como, o uso de electrónicos e computadores.

Córsega
Córsega, é uma das ilhas pertencentes a França, conhecida pelo seu clima, pela sua localização no Mediterrâneo e pelo seu turismo. Córsega está localizada na costa azul, no sul, perto da ilha de sardenha, pertencente á Itália. Com cerca de um terço do seu território protegido como parque nacional, Córsega,encontra-se quase desfavorecida, tendo como base da sua economia, em grande parte, o turismo.

Ilhas Medas
As ilhas Medas situam-se em frente do rio ter. São ilhas que possuem á sua volta fundos marinhos que todos os anos atraem numerosos visitantes, sobretudo cientistas. As ilhas Medas encontram-se protegidas desde há mais d 2 décadas, sendo que a sua conservação tem sido constante e asactividades nelas permitidas são limitadas.

2

Reserva marinha
A reserva marinha é uma área do mar que possui uma protecção jurídica contra a pesca ou a exploração. Isto é, para que seja distinguida de um parque marinho, cujo objectivo é apenas, para que a vida marinha tenha oportunidade de se restabelecer.

Coral Vermelho
Os corais vermelhos têm a forma de pequenos arbustos desfolhados ecrescer até um metro de altura. É composto por valiosas espículas de carbonato de cálcio rígido, colorido em tons de vermelho. Apresenta uma gama de cores como, rosa avermelhado quente, de rosa pálido ao profundo vermelho. Devido à sua coloração intensa e permanente e brilho, são consideradas pedras preciosas que são colhidas desde a antiguidade para o uso decorativo.

Ambiente: Vivem sobre asparedes de rochas em grutas, a partir de 20 a 25 metros de profundidade, apenas nos mares do Mediterrâneo.

Alimentação: Os corais vermelhos alimentam-se de zooplâncton e partículas orgânicas, que se encontram suspensos na água.

Comportamento: Esta espécie é colonial e reproduz-se sexualmente, gerando uma larva que se fixa no substrato.

3

Reserva marinha de Freus
A reserva marinha de...
tracking img