Inside job

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Inside Job se propõe a demonstrar a crise financeira, inicia focalizando o caso da explosão da crise mundial de 2008 na Islândia. Um pequeno povo nutria notável qualidade de vida e esperança de enriquecimento rápido quando, subitamente, o endividamento bancário desmoronou tudo.
O país tinha sido altamente desregulamentado em 2000 com a privatização de seus bancos, que finalmenteentrou em colapso em 2008. Em 15 de Setembro de 208 quando o Lehman Brothers, grande e valioso banco de investimentos declara falência e a empresa de seguros AIG entra em colapso, estoura a crise da bolha financeira mundial, a Islândia foi varrida juntamente com o resto do mundo em uma recessão global, o desemprego triplicou em seis meses, dezenas de milhares de pessoas perderam suas poupanças esuas casas.
O propósito do filme é o de demonstrar que a crise financeira não foi "acidental", e sim provocada por uma atividade “fora do controle” que poderia ter sido evitada.


COMO ACORREU A CRISE


Depois da grande depressão ocorrida nos Estados Unidos, o país passou por um período de quarenta anos de rápido crescimento econômico, sem que houvesse nenhuma crise financeira, pois osetor financeiro era fortemente regulamentado, os bancos de investimentos que controlavam ações e negócios de títulos eram pequenas parcerias privadas.
Nos anos 80, a atividade financeira explodiu nos EUA, pois os bancos de investimentos se tornaram públicos, dando-lhes grande quantia de dinheiro dos acionistas. As pessoas do Wall Street começaram a ficar ricas. Em 1981 o então presidente RonaldReagan decide fazer uma “parceria” com Wall Street, e com a ajuda dos economistas e lobistas financeiros, começa a desregulação financeira. Em 1982 a gestão de Reagan desregulou as economias das empresas financiadoras, permitindo que elas fizessem investimentos de riscos com o dinheiro dos depositantes gerando uma crise que custou aos contribuintes 124 bilhões de dólares e a muitas pessoas suaspoupanças da vida toda.
Já na década de 90, o setor financeiro se consolidou em poucas companhias gigantes, algumas tão grandes que o fracasso delas poderia ameaçar todo o sistema, e no mandato de Clinton, elas se fortaleceram mais ainda. Em 1998 as empresas Citicorp e Travelers se fundiram e formaram a Citigroup, a maior empresa financeira do mundo, essa fusão violou uma lei criada após agrande depressão, que prevenia os bancos de usar os depósitos dos clientes para atividades de investimentos de riscos. Em 1999 a lei foi derrubada e abriu o caminho para futuras fusões.
A próxima crise veio no final da década de 90, quando os bancos de investimentos sentiram uma bolha gigante nas ações de empresas de internet, que foi seguida de uma quebra em 2001, que custou 5 trilhões dedólares em perdas de investimentos.
A SEC (Comissão de Títulos, Valores Imobiliários e Trocas) foi criada durante a depressão das desregulações dos bancos de investimentos, porém nada fez. Diante dessa ausência de ação federal, foi necessário que outras empresas entrassem e aprovassem uma proteção precisa. Elliot Spitzer fez uma investigação na qual mostrava que os bancos de investimentos quepromoveram a bolha das empresas de internet sabiam que iria falhar, pois analistas de investimentos estavam sendo pagos baseado no quanto de negócios eles traziam para dentro. Desde que as desregulações começaram as maiores companhias financeiras mundiais teriam sido pegas lavando dinheiro, fraudando clientes e demonstrativos financeiros.
Em dezembro de 2000 o congresso aprovou o ato demodernização de comodities futuras, com ajuda das empresas lobistas financeiras baniu a regulação de derivativos. Quando Bush assumiu a presidência dos EUA em 2001, o setor financeiro dos EUA estava enormente mais lucrativo, concentrado e poderoso. Cinco bancos de investimentos dominavam as empresas financeiras: Goldman Sachs, Morgan Stanley, Lehman Brothers, Merrill Lynch, e Bear Stearns. Dois...
tracking img