Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBRIOLOGIA
DEFINIÇÕES
Cromossomo: estrutura filamentosa, constituída por uma única e longa molécula de DNA onde estão inscritas instruções para o funcionamento da célula, os genes.
Cromatina: conjunto de cromossomos presente no núcleo das células em interfase (que não estão em processo de divisão).
Nucleolo: massa densa e arredondada presente no interior do núcleo, constituído pelaaglomeração de ribossomos em processo de amadurecimento que logo migrarão para o citoplasma onde atuarão na síntese de proteína.
Cariótipo: Conjunto de características morfológicas dos cromossomos de uma celula
- Quando um espermatozóide se funde ao ovulo, o zigoto contem 23 pares de cromossomos da mãe e 23 pares de cromossomo do pai e pouco antes de se dividir, o zigoto duplica todos os seuscromossomos, tendo cada célula-filha replicas exatas dos 46 ctomossomos dos genitores
CICLO CELULAR
INTERFASE
Periodo compreendido entre 2 divisões celulares consecutivas. Subdividida em G1 (pré-sintese), G2 (pós-sintese) e S (síntese de DNA)
MITOSE
Ocorre nas células somáticas, célula diplóide (2n), com 46 cromossomos, que dará origem a 2 células diplóides (2n) idênticas à célula-mãe.

MEIOSEOcorre nas células germinativas, célula diplóide (2n) dá origem a 4 células-filhas haplóides (n). A meiose envolve 2 divisões celulares. A primeira divisão meiótica é chamada de reducional (reduz o numero de cromossomos de um estado (2n) para (n) ). A segunda divisão é chamada de equacional, pois mantém o numero haplóide (n), com metade do numero de cromossomos, ou seja, apenas um cromossomo nolugar de um par de homologos.

GAMETOGÊNESE
Processo de formação de gametas a partir de células germinativas.
Espermatogonias e Ovogônias são células diplóides (2n) e multiplicam-se por mitose.
ESPERMATOGÊNESE
Crescem e se transformam em espermatocitos I que iniciam a 1ª divisão da meiose originando 2 celulas-filhas, os espermatocitos II, que irão dar inicio a 2ª divisão meióticaoriginando as espermátides, passando por um processo de diferenciação onde desenvolve cauda e perde parte do citoplasma, transformando em espermatozóide.
OVOGÊNESE
Ainda em fases jovens, as ovogonias deixam de se multiplicar e crescem devido ao acumulo de vitelo, transformando em ovócito I que irão iniciar a divisão I da meiose, originando 2 celulas de tamanho desigual, o ovócito II e um pequenoglóbulo aderido a um de seus pólos, o glóbulo polar I, este não desempenhando nenhum papel na reprodução.
O ovócito II inicia imediatamente a 2ª divisão meiótica que resulta em 2 celulas-filhas de tamanho desigual, o óvulo e o 2º corpúsculo polar.
FERTILIZAÇÃO
Espermatozoides são atraídos por substancias liberadas pelo gameta feminino, após 7 horas sofre o processo de capacitação e aoencostar no ovulo, liberam enzimas que perfuram os envoltórios ovulares possibilitando a fecundação. O primeiro espermatozóide a tocar a superfície exposta pela digestão dos envoltórios ovulares provoca a formaão imediata de uma barreira em torno do citoplasma ovular (membrana de fecundação) que impede a penetração de outros espermatozóides.
A membrana do ovulo se funde com a membrana doespermatozóide, juntando todo o conteúdo dentro do gameta feminino.
A fecundação induz o ovócito II (n) a completar a 2ª divisão meiótica com formação do 2º glóbulo polar e do ovulo.
REPRODUÇÃO HUMANA





HORMONIOS RELACIONADOS
Gonadotrofinas (FSH e LH)
FSH atua nos ovarios, promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos, a secreçao de estrógeno e a ovulação
LH é responsável pelorompimento do folículo maduro e liberação do ovulo (ovulação) e estimula sua transformacao no corpo-amarelo, levando a produção de progesterona. ~
Estrógeno e Progesterona
EST produzido pelas células do folículo ovariano em desenvolvimento, induz a maturação dos órgãos genitais e prepara o útero para a gravidez, ou seja, endométrio se torna rico em vasos sanguineos e glândulas.
PROG...
tracking img