Iniciacao a historia da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE I – FILOSOFIA ANTIGA

Capítulo 1 – O surgimento da filosofia na Grécia antiga

A. A passagem do pensamento mítico para o filosófico-científico
A Filosofia é uma forma de pensamento que nasceu na Grécia antiga. Aristóteles definiu Tales de Mileto como o primeiro filósofo. Só os gregos fizeram ciência e é na cultura grega que identifica-se o princípio deste tipode pensamento, denominado filosófico-científico. O pensamento filosófico-científico é caracterizado como uma forma especifica de o homem tentar entender o mundo e o que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. A especificidade do pensamento filosófico-científico entra em contraste com o pensamento mítico. O pensamento míticoconsiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive. As lendas e narrativas míticas são parte da tradição da realidade em que vive. O mito configura a própria visão de mundo dos indivíduos, o pensamento mítico pressupõe a adesão, a aceitação dos indivíduos, não se justifica, não se fundamenta. Um dos elementos centras do pensamento mítico e de sua forma deexplicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado.
O pensamento filosófico-científico nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação do real que é encontrado no pensamento mítico. A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica será buscas uma explicação ao mundo natural baseada essencialmente em causas naturais, o que consistirá no assim chamadonaturalismo da escola, porém o surgimento desse novo tipo de explicação não significa o desaparecimento por completo do mito.
B. Noções fundamentais do pensamento filosófico-científico
A principal contribuição desses primeiros pensadores ao desenvolvimento do pensamento filosófico e científico, encontra-se em um conjunto de noções que tentam explicar a realidade e que constituirão em grande partealguns dos conceitos básicos das teorias sobre a natureza que se desenvolverão a partir de então.
a. A physis: Aristóteles chama os primeiros filósofos de teóricos da natureza. O objeto de investigação dos primeiros filósofos-cientistas é o mundo natural;
b. A causalidade: a característica central da explicação da natureza pelos primeiros filósofos é o apelo à noção de causalidade. Oestabelecimento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui assim a forma básica da explicação científica. A explicação causal possui um caráter regressivo. Para evitar que isso aconteça, surge a necessidade de se estabelecer uma causa primeira, aí encontra-se a noção de arqué.
c. A arqué (elemento primordial): A fim de evitar a regressão ao infinito da explicação causal, os filósofosvão postular a existência de um elemento primordial que serviria de ponto de partida para todo o processo. A importância da noção de arqué está na tentativa por parte desses filósofos de apresentar uma explicação da realidade em um sentido mais profundo, estabelecendo um principio básico que permeie toda a realidade.
d. O cosmo: o significado do termo kosmos liga-se diretamente às idéias deordem, harmonia e mesmo beleza. O cosmo é o mundo natural. A idéia básica de cosmo é a de uma ordem racional, uma ordem hierárquica, em que certos elementos são mais básicos e que se constitui de forma determinada, tendo a causalidade como lei principal. Opõe-se ao caos, que seria precisamente a falta de ordem.
e. O logos: o termo grego logos significa literalmente discurso. O logos enquantodiscurso difere fundamentalmente do mythos. O logos é fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas. Um dos pressupostos básicos da visão dos primeiros filósofos é a correspondência entre a razão humana e a racionalidade do real, o que tornaria possível um discurso racional sobre o real.
f. O caráter mítico: as teorias formuladas não eram de forma dogmática, não eram apresentadas como...
tracking img