Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

SEBASTIANA SONIA MAGALHÃES DE CARVALHO















COMPOSTAGEM


















Petrópolis
2011




SEBASTIANA SONIA MAGALHÃES DE CARVALHO

















COMPOSTAGEM








Trabalho apresentado ao Curso (gestão ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para a disciplina [atividades interdisciplinares].

Orientador: Prof. Cristina Célia Krawul; William luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton de Oliveira Pires









Petrópolis
2011



1 – INTRODUÇÃO
Dá-se ao nome de compostagem ao processo biológico de decomposição da matéria de decomposição orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem comoresultado final um produto – o composto orgânico – que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.



























DESENVOLVIMENTO
2 – OBJETIVO
Avaliar a composição do composto orgânico produzido em pequena escala originado de diferentes proporções de misturas de resíduos orgânicos e podas:
Gerarinformações do processo de compostagem em pequena escala através do monitoramento da umidade, pH e temperatura durante todo o processo.
Adquirir conhecimentos sobre compostagem de forma a compreender qual a sua importância, as suas vantagens/desvantagem, e as formas de realizá-los.
3 – PROCESSO DE COMPOSTAGEM
A compostagem é a decomposição aeróbia da matéria orgânica que ocorre por ação de agentesbiológicos microbianos na presença de oxigênio e, portanto, precisa de condições físicas e químicas adequadas para levar à formação de um produto de boa qualidade.
O processo de compostagem pode ocorrer por dois métodos:
- método natural: a fração orgânica do lixo é levada para um pátio e disposta em pilhas de formato variável . Aaeração necessária para o desenvolvimento do processo de decomposiçãobiológica é conseguida por revolvimentos periódicos, com auxilio de equipamento apropriado.
O tempo para que o processo se complete varia de três a quatro meses;
- método acelerado: a aeração é forçada por tubulações perfuradas, sobre as quais se colocam as pilhas de lixo, ou em reatores, dentro dos quais são colocados os resíduos, avançando no sentido contrário ao da corrente de ar.Posteriormente, são dispostos em pilhas, como no método natural. O tempo de residência no reator é de cerca de quatro dias e o tempo total da compostagem acelerada varia de dois a três meses.
Para fins práticos, são dois os principais graus de decomposição do material submetido ao processo de compostagem:semicurado ou tecnicamente bioestabilizado e curado ou humidificao. O primeiro indica que o composto jápode ser empregado como fertilizante sem causar danos às plantas; o segundo indica que está completamente degradado e estabilizado, com qualidade apropriada para ser utilizado.
O tempo necessário para a compostagem de resíduos orgânicos está associado aos vários fatores que influem no processo, ao método empregado e às técnicas operacionais. A compostagem natural leva de 60 a 90 dias paraatingir a bioestabilização. A compostagem acelerada leva de 45 a 60 dias para a cura completa ou humificação. Essa diferença deve-se basicamente à duração da fase termófila no processo acelerado, que é reduzida de algumas semanas para dois a quatro dias.
4 - O QUE DEVE SER COMPOSTADO
Praticamente todo tipo de lixo de cozinha facilmente putrescível e lixo de jardim.
- restos de legumes, verduras,frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá;
- Galhos de poda, palha, flores de galhos e cascas de árvores;
- papel de cozinha, caixas para ovos e jornal;
- palhas secas e grama (em pequena quantidade);
O QUE NÃO DEVE SER COMPOSTADO
Materiaís não putrescíveis ou de difícil decomposição, e outros por razões de higiene ou por conterem substâncias poluentes....
tracking img