Giorgio agamben e o estado de exceção

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Giorgio Agamben e o Estado de Exceção

“Estado de Exceção” é um termo utilizado para designar um Estado que, em certas situações de emergência, como agressão de forças estrangeiras ecalamidade pública, se omite em relação à população.
O Estado de Exceção se opõe ao Estado de direito, uma vez que este último se caracteriza pelo respeito da hierarquia das normas OEstado de Exceção é decretado pelas autoridades em situações de emergência nacionais, suspendendo-se temporariamente os direitos e garantias presentes na Constituição. Isso aproxima oEstado de regime democrático, durante a vigência do Estado de Exceção, do autoritarismo(espécie de despotismo; “ autoritarismo é um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excedeno exercício da autoridade de que lhe foi investida” – Wikipédia, a enciclopédia livre, sobre Autoritarismo).
Agamben parte, portanto, das ideias de Schmitt(filósofo político alemão)para assinalar que em momentos de extrema necessidade, pode haver a suspensão constitucional dos direitos do cidadão, o chamado Estado de Exceção.
Lembrando a frase de WalterBenjamin(filósofo e sociólogo alemão): “A tradição dos oprimidos nos ensina que o estado de emergência em que vivemos não é a exceção, mas a regra”. A população oprimida, então, em sua grande eesmagadora maioria é, obviamente a regra, e não a exceção. O Estado os faz assim, não fazendo nenhum esforço para tirar, se não o contrário; o Estado faz esforço para que permaneça assim. ParaBenjamin: “o Estado de Exceção impera nas sociedades contemporâneas ocidentais, o que pode ser verificado, especialmente, através da constatação do emprego sistemático da violência contracamadas específicas da população, bem como da exclusão política e social das mesmas.”

Bibliografia:
www.projetopsicanalise.com.br
www.wikipedia.org
www.psicanaliselacaniana.com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do Texto Estado de Exceção de Giorgio Agamben
  • Resumo
  • Fichamento
  • Resenha Giorgio Agamben Um Fil Sofo
  • Estado de Exceção
  • Estado de exceção
  • estado de exceção
  • Estado de Exceção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!