Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução aos Microprocessadores
1. Sistema computacional típico
Um qualquer microcomputador actual, seja ele da família PC - IBM compatível, seja da família Macintosh, está organizado de um modoidêntico. A figura mostra um diagrama de blocos típico:
[pic]
Um microcomputador típico é constituído por:
• Unidade de processamento central (CPU).
• Memória
• Portos deEntrada/Saída (I/O)
A memória serve para armazenar Instruções, informação codificada que dirige a actividade do CPU, e Dados, informação codificada que é tratada pela CPU. Chamamos Programa a um conjunto deinstruções logicamente relacionadas e armazenadas em memória. A CPU "lê" cada instrução sequencialmente e utiliza-a para determinadas acções. Se a sequência do programa for coerente e lógica, a execução doprograma produzirá resultados intelegíveis e úteis.
A memória é também utilizada para guardar os dados que irão ser tratados, bem como as instruções que irão dirigir esse tratamento. O programa teráque estar organizado de modo a que a CPU não efectue a leitura de uma palavra que não é instrução, quando espera uma instrução. A CPU pode aceder rapidamente aos dados guardados em memória, mas éfrequente a memória não ser suficientemente grande para guardar os dados necessários para uma determinada aplicação. Podemos resolver este problema, incluindo no computador um ou mais portos de entrada (Input ports). A CPU pode aceder a esses portos e ler os dados aí existentes.
A inclusão de portos de entrada permite ao computador receber informação de equipamentos externos (como é o caso dosleitores de disquetes) a grande velocidade e em grande volume.
Um computador também necessita de um ou mais portos de saída (Output ports) que lhe permitam comunicar os resultados do tratamentos de dadospara o mundo exterior. Os resultados podem ir para um display, a ser usado por um operador humano, para um equipamento periférico que armazene os dados em disco, disquete ou banda magnética ou...
tracking img