Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Incubadoras de Empresas

As incubadoras empresariais operam no mesmo sentido das incubadoras presentes em hospitais e que asseguram as funções vitais de recém-nascidos com problemas específicos: elas também proporcionam inúmeros benefícios para o nascimento, desenvolvimento e consolidação de novas empresas.

As incubadoras são organizações que podem estar vinculadas a instituiçõesde ensino públicas ou privadas, prefeituras e, até mesmo, iniciativas empresariais independentes. A base de sustentação de um programa de incubação está alicerçada na difusão da cultura empreendedora, do conhecimento e da inovação.

Através das incubadoras é possível apoiar novos empreendimentos de projetos inovadores, por meio da oferta de inúmeras facilidades e apoio aos empreendedores, taiscomo: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, espaço físico e infraestrutura operacional, administrativa e técnica.


O Surgimento das Incubadoras de Empresas

Segundo pesquisas, foi no ano de 1938, nos Estados Unidos, que surgiu a primeira experiência de incubação de empresas. A iniciativa surgiu no trabalho de dois estudantes da Universidade de Stanford, cujossobrenomes se perpetuaram no mundo empresarial: Hewlett e Packard. Dali, para a HP tornar-se uma empresa global.

Além da iniciativa dos sócios H&P, em 1959, no estado de Nova Iorque, foi fechada um fábrica da Massey Ferguson e provocou a demissão de milhares de trabalhadores. Então, o comprador da fábrica decidiu alugar o espaço para pequenas empresas iniciantes que, por sua vez, atuavam emregime de compartilhamento de recursos.

No continente europeu, foi na Inglaterra que surgiram as primeiras incubadoras. A origem do movimento foi a partir do fechamento de uma subsidiária do British Steel Corporation, estimulando a criação de pequenas empresas naquele espaço fabril, ora em disponibilidade, e que atuavam em segmentos relacionadas com a produção do aço.

Na realidade, na década de70, o modelo de incubação se consolidou nos Estados Unidos e Europa, em virtude do elevado nível de desemprego industrial motivado pela recessão da economia mundial (crise do petróleo).

Assim, as incubadoras se constituíram numa porta de entrada para que empreendedores independentes pudessem constituir seus próprios negócios. Tais iniciativas resultaram, por exemplo, na criação do Vale doSilício americano, através da expansão do movimento de incubação no seio acadêmico.

No Brasil, os primeiros empreendimentos desta natureza surgiram na década de 80, com a criação do Parque Tecnológico de Campina Grande (Paraíba) e em São Carlos, na UFSCAR.


Por que Incubadoras de Empresas?

Estudos demonstram que o desenvolvimento econômico de um país está vinculado ao processo de inovaçãotecnológica. Logo, nesse mundo sem fronteiras, inovação e competitividade são condições compulsórias para ingressar na economia internacional. E qual é o mecanismo mais adequado para contribuir com a supressão de demandas mercadológicas, sobretudo com o elevado crescimento dos manufaturados sobre as matérias-primas (setor primário)?

Este mecanismo denomina-se Incubadora de Empresas: ora, nela épossível a criação de micro e pequenas empresas, que podem se transformar, a médio e longo prazo, em médias e grandes empresas. Importante ressaltar que as micro e pequenas empresas, somadas às de médio porte, representam 98 % das empresas existentes no setor industrial, comercial e de serviços no Brasil. Assim, a incubadora é uma forte catalisadora e desenvolvedora de empresas, as quais contribuempara elevar o Produto Interno Bruto (PIB) e a balança comercial do país, conquistando posição de destaque no cenário mundial e, por conseguinte, gerando novos postos de trabalho que estão nas pequenas empresas.

Além disso, outras razões se apresentam para a implantação de um Programa de Incubação de Empresas. Contudo, o fato mais relevante diz respeito à taxa de mortalidade das micro e...
tracking img