Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parafusos e Roscas

ELEMENTOS DE MÁQUINAS

PARAFUSOS E ROSCAS

Antenor Vicente da Silva Carmélio CET – 2006 -1-

Parafusos e Roscas

Parafusos: Partes de um parafuso Rosca direita e esquerda Rosca simples ou Múltipla Identificação Aplicação Formulário Medição de roscas Sistemas de roscas Cálculos Exercícios 03 03 04 04 05 06 07 08 ____________ 09 ____________ 09

-2-

Parafusos eRoscas
Parafusos:
O parafuso é um operador que deriva diretamente do plano inclinado e sempre trabalha associado a um orifício roscado.

Basicamente pode-se definir um plano inclinado envolto em um cilindro. Ou que é mais realista um sulco helicoidal feito (fabricado) na superfície de um cilindro.

Partes de um parafuso
Distinguem-se em três partes básicas: Cabeça, corpo e rosca.

Acabeça permite apoiar o parafuso ou imprimir lhe um movimento giratório com a ajuda de ferramentas adequadas; O corpo é a parte do cilindro que está sem rosca (em alguns parafusos a parte do corpo pode tomar algumas formas, sendo as mais comuns à quadrada e a nervada). A rosca é a parte que tem fabricado o sulco. Cada elemento da rosca tem o seu próprio nome; se denomina filete ou fio a parte salientedo sulco, fundo ou raiz a parte mais baixa e crista a mais saliente.

Rosca direita ou esquerda

Segundo se fabrique o sulco (ou, realmente, se enrole o plano) em um sentido ou outro, teremos a denominação de rosca direita (com o filete enrolado no sentido dos ponteiros do relógio) ou rosca esquerda (enrolada em sentido contrário). A mais empregada é a rosca direita, que faz o parafuso avançar,quando fazemos girar uma porca ou um furo com rosca no sentido dos ponteiros do relógio

-3-

Parafusos e Roscas
Rosca simples ou múltipla

Pode-se fabricar simultaneamente um, dois ou mais sulcos sobre o mesmo cilindro, dando lugar a parafusos de rosca simples, dupla, tripla... conforme o número de sulcos fabricados podendo ser um, dois, três... A mais empregada é a rosca simples,reservando as roscas múltiplas para mecanismos que ofereçam pouca resistência ao movimento e aos que desejam obter um avanço rápido com um número de voltas mínimo (mecanismos de aperto).

Identificação
Todo parafuso se identifica mediante 5 características básicas: Cabeça, diâmetro, comprimento. Perfil da rosca e passo da rosca. A cabeça permite sujeitar o parafuso ou imprimir o movimento giratóriocom ajuda de ferramentas adequadas (As mais usuais são chaves fixas, ou inglesas, fendas ou chaves Allen). (As mais usuais são de forma hexagonal ou quadrada, mas também existem outras).




O Diâmetro do parafuso é medido na zona da rosca, podendo ser milímetros ou em polegadas. O Comprimento do parafuso é a medida da rosca e corpo juntos.

-4-

Parafusos e Roscas



O Perfil derosca faz referência ao perfil do filete com que foi fabricado o parafuso; os mais empregados são: ·.

As roscas em “V” aguda são empregadas para instrumentos de precisão (parafuso micrométrico, microscópio...) A Witworth e a métrica se empregam para Sujecion (sistema parafuso e porca); a redonda para aplicações especiais (As lâmpadas e porta lâmpadas levam esta rosca); a quadrada e a trapezoidalse empregam para a transmissão de potência ou movimento (grifos, morsas, tornos...); as de dentes de serra recebem precisão somente em um sentido e se usa para aplicações especiais (mecanismos onde se queira facilitar o giro em um sentido e dificultar em outro). • O passo da rosca é a distância que existe entre duas cristas consecutivas. Se o parafuso é de uma rosca simples corresponde ao avançosobre a porca com uma volta completa. Se for de rosca dupla o avanço será igual ao dobro do passo.

É importante saber que segundo o perfil da rosca se define o tipo da rosca. Os mais comuns para aplicação são a Whitworth e a métrica. Estes tipos de roscas estão normalizados, o que quer dizer que as dimensões de diâmetro, passo, ângulo do filete forma da crista e da raiz etc., já estão...
tracking img