O professor dos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

CURSO DE PEDAGOGIA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO DO PROJETO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NOS ANOS INICIAS QUE
ATENDEM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALAS REGULARES:
REALIDADE OU ILUSÃO.

1.2 ACADÊMICOS:

-

1.3 PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL:

1.4 PÓLO: PADRÃO

INTRODUÇÃO

Com as mudanças implementadas à partirda aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1.996, surge um novo paradigma: a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, trazendo novos conflitos para a prática docente, vai perpassando pelo déficit de formação acadêmica para atender esta clientela.

Desta forma, o tema escolhido aborda as dificuldades dos professores noatendimento aos alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentam as classes regulares, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa está em analisar se professor encontra-se apto ou não para atender os alunos com necessidades educativas especiais, problema este que tem afetado a identidade do professor, fazendo que se sintam incapacitados ao lidar com vários tiposde deficiência, cabendo a eles a responsabilidade de decidir sobre os métodos pedagógicos apropriados. A presente pesquisa se desenvolverá por meio de análise de teóricos que abordam o tema, da coleta de dados e da elaboração do relatório final.

Assim, considera-se de extrema importância essa investigação, por ser um momento privilegiado de reflexão à respeito da formaçãoacadêmica de futuros profissionais da educação, além de poder propiciar essa reflexão aos que terão acesso à presente pesquisa, incluindo colegas de curso, professores, profissionais da educação e, principalmente, ao público pesquisado. Espera-se desta forma, contribuir para o melhor desenvolvimento da educação, ao retratar a realidade encontrada nas salas de aulas à partir da educação especial nasclasses regulares.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As mudanças que inovaram a educação no Brasil trazendo a implementação de uma escola aberta a todos, à partir da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em classes regulares, veio acarretar uma série de questionamentos quanto a formação do educador e da qualidade do ensino dirigido a essa clientela.

Com a aprovação daLei das Diretrizes e Bases Nº 9.394/96, publicada em 20 de dezembro de 1.996, em sua redação no artigo 4º, inciso III, diz que o dever do Estado, com a educação pública, será efetivado mediante a garantia do “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”. Com essa mudança ocorrida na educação brasileira, ainclusão social passa a ter mais relevância para pessoas com necessidades educativas especiais, que passaram a ser vistos pela sociedade como pessoas potencialmente saudáveis para aprender, que inseridos em classes regulares beneficia não só a eles, mas também aqueles chamados de normais, que além da oportunidade de aprenderem novos valores, ocorre a interação entre os grupos, fazendo-se percebere aceitar as diferenças individuais, valorizar cada pessoa convivendo dentro da diversidade humana e, aprender por meio da cooperação.

De acordo com a LDB Nº 9.394/96:

(...) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculariedades da clientela de educação especial. O atendimento educacional será feito em classes,escolas ou serviços especializados, em funções específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns do ensino regulara.Haverá, também, professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do...
tracking img