Industria do metanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem Somos
A UJ-Petroquímica é uma empresa especializada na produção de metanol, que é utilizado em diversos produtos. Há 10 anos em atividade, oferece a mais alta tecnologia no processo de formação do metanol a partir da oxidação do Metano.

Mercado
É ainda nova mas já se destaca no cenário internacional, conquistando clientes na Ásia, na África, na União Europeia e em todo o continenteamericano.

Atividades
Com ampla experiência na área, a UJ-Petroquímica oferece ao consumidor um metanol de pura qualidade. Estamos ampliando a nossa indústria fabricar os derivados e obter uma diversificação da atividade. Em 2015 já estaremos produzindo uma boa parte dos derivados do Metanol com toda segurança e qualidade da empresa.

Estrutura
As plantas-piloto para desenvolvimento e testespermitem a simulação de todos os níveis da produção desejada, oferecendo uma pesquisa de viabilidade sólida e segura. Para a produçãoi do metanol a estrutura segue normas determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e segue as normas determinadas pelas ISO 9001, ISO 14000, ISO 9000, NBR ISO 14001(1996), TLV Table e OHSAS 18001(2007). Trabalhando com carga horária de 16 horas,divido em dois turnos de trabalho, conta com 150 funcionários.

Localização
A unidade de 500 hectares da UJ-Petroquímica está localizada em Ubaitaba, interior do Estado da Bahia, a 480 km da capital, no Distrito Industrial I.
Saiba mais sobre o Produto da Empresa

O Metanol

O metanol também é conhecido como álcool da madeira, pois por muito tempo a única forma de sua obtenção era pormeio da destilação da madeira. O primeiro a realizar esse método foi Robert Boyle (1627-1691), em 1664. Também conhecido como carbinol ou álcool metílico é um dos principais compostos do grupo orgânico dos Alcoóis. O metanol é um líquido incolor, inflamável à temperatura ambiente, e que contém menos de carbono e mais hidrogênio do que qualquer combustível. É um produto químico estável biodegradávele que é formado naturalmente no meio ambiente, e decompõe-se rapidamente tanto em condições aeróbias e anaeróbias. É o mais simples de todos os alcoóis com a fórmula química CH 3 OH.

Propriedades físicas do Metanol:
* Densidade (20/4 °C) máx: 0,7932
* Ponto inicial de ebulição a 760mm Hg, em °C: 64,4+ - 0,1
* Limite de inflamabilidade inferior em % vol: 6,7
* Limite deinflamabilidade superior em % vol: 36,5
* Calor de combustão em cal/g, gás a 25 °C: 5683
* Calor de combustão em cal/g, liq. a 25 °C: 5420
* Calor de fusão em cal/g: 0,76
* Calor de vaporização em cal/g (ponto normal de ebulição): 262,8
* Ponto de congelamento, em °C: - 97,8
* Índice de refração, n20: 1,32863
* Calor específico do líquido em cal/g/°C a 20°C: 0,599
* Pressãocrítica em Atm: 78,7
* Temperatura crítica em °C: 240,0
* Temperatura de autoignição em °C: 470
* Constante dielétrica em mhos, a 25°C: 32,63
* Pressão de Vapor em mm Hg, a 20°C: 96,0
* Solubilidade em água, álcool ou éter: completa.

De todos os alcoóis, o metanol é o mais tóxico: sua dose letal é de 0,07 gramas por Kg de massa corporal, o que quer dizer que meia colher desopa de metanol é suficiente para provocar a morte de um indivíduo de 60 kg.

Como é feito

O metanol pode ser feito a partir de uma grande variedade de matérias-primas, tornando-se uma das substâncias químicas mais flexíveis hoje. Para fazer metanol, você precisa primeiro criar gás de síntese, que tem, o monóxido de carbono e gás hidrogênio como seus principais componentes. Enquanto o gásnatural é mais frequentemente usado na economia global, o metanol tem a vantagem de "poligeração" já que o metanol pode ser feito a partir de qualquer fonte. Através de gaseificação, gás de síntese pode ser produzido a partir de tudo o que é ou já foi uma planta. Isto inclui a biomassa, resíduos agrícolas e de madeira, resíduos sólidos urbanos, e um número de outras matérias-primas. Hoje, a...
tracking img