Tga - stakeholders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração

Trabalho Semestral - Parte 2

Bianca Torres
Gabriela Brito

Introdução

O que é administração?

A palavra “administração” vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (obediência).
Diferentes definições:
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto a organização quanto de seus membros.”Montana, Patrick J.

“Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.” Chiavenato

“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.” Maximiano, A. C. A.

“Administração é a arte de fazer coisas através de pessoas.” Mary Parker Follet

Aadministração é praticada desde o início dos agrupamentos humanos, quando o homem se deparou com problemas práticos e precisou de técnicas para resolvê-los. Com o passar do tempo e após a observação por parte de muitos estudiosos, concluiu-se que administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na destinação dos recursos organizacionais a alcançar os objetivos deuma forma eficaz e eficiente, ou seja, é o ato de associar recursos humanos e materiais com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

Conceito de Organização:
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos específicos, através da alocação eficaz de meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar econtrolar.
Segundo Montana, organizar é o processo de reunir recursos físicos e principalmente os humanos, essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.
ORGANIZAÇÃO
OBJETIVOS
Pessoas
Informação
Conhecimento
Espaço
Tempo
Dinheiro
Instalações

5 principais processos da administração:


PLANEJAMENTO
LIDERANÇA
ORGANIZAÇÃO
CONTROLE
EXECUÇÃO


Cada empresa devecriar seu modelo próprio de gestão, onde devem ser administrados todos os recursos, observando as particularidades da empresa e os efeitos estratégicos no mercado. Nenhuma empresa é igual à outra e modelos iguais não podem ser aplicados em empresas diferentes, por isso, deve-se definir o melhor modelo de gestão para cada uma delas.




Stakeholders
Um recurso muito recorrente daprática administrativa é o stakeholder. O termo inglês stakeholder é por definição qualquer indivíduo, grupo ou entidade que possui legítimos interesses nas ações, no desempenho e na realização dos objetivos de uma organização. Suas decisões podem afetar direta ou indiretamente a organização.
São várias as formas de classificação dos stakeholders, mas a mais usual é a que os divide em internos eexternos:
Os internos são os indivíduos e entidades mais próximos da organização, incluem os proprietários, gestores e funcionários. Já os stakeholders externos são os que estão “fora” da organização, mas nela possuem interesses e de alguma forma podem influenciá-la, eles são os clientes, credores, fornecedores, outras entidades e pessoas e o Estado.

De acordo com Mitchell, Agle & Wood sóé possível identificar se uma entidade ou pessoa é um stakeholder se este afeta ou é afetado pelos objetivos ou resultados da organização, sendo que devem possuir três atributos básicos: o poder de um stakeholder em influenciar a organização; a legitimidade do relacionamento entre stakeholder e organização e a urgência no atendimento do stakeholder por parte da organização.

Segundo esseestudo, a combinação desses três atributos gera sete tipos diferentes de stakeholders:
* Stakeholder Adormecido – tem autoridade para expor/impor sua vontade mas não tem urgência ou legitimidade. Sendo assim, o poder que possui fica sem utilidade, gerando pouca ou nenhuma interação com a organização. Esta deve conhecer esse stakeholder, pois o monitoramento do potencial do mesmo é essencial....
tracking img