Metanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METANOL OU ÀLCOOL METÍLICO
O metanol tem propriedades combustíveis e energéticas similares ao etanol. Os dois são agentes combustíveis, mas o metanol tem uma toxidade mais elevada. Prejudica asaúde, causando, inclusive, cegueira e câncer em altas concentrações e pela longa exposição. O Brasil não é auto-suficiente na produção de metanol e ainda o importa para outros fins, e não para o uso comocombustível. O metanol é comumente encontrado como subproduto da indústria do petróleo.
O metanol é um líquido incolor, com peso molecular igual a 32,04, possuindo um odor suave na temperaturaambiente. Sua fórmula molecular é CH3OH.

Atualmente, o metanol é uma das matérias primas mais consumida na indústria química. Já foi conhecido como álcool da madeira, devido a sua obtenção comercial apartir da destilação destrutiva da madeira.
Ele também pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar.

Usos
O metanol é principalmente um solvente industrial, pois ele dissolve alguns sais melhordo que o etanol; é utilizado na indústria de plásticos, na extração de produtos animais e vegetais, e como solventes em reações de importância farmacológica, como no preparo de colesterol, vitaminas ehormônios. É matéria prima na produção de formaldeído.
É usado no processo de transesterificação da gordura, para produzir biodiesel.

É usado como combustível em algumas categorias de mono postosdos EUA (ex: Champ Car, IRL, Dragster). As equipes e o piloto são instruídos de como agir diante de um incêndio provocado por um acidente. Como o fogo não é visível é preciso jogar água em todos oscantos onde supostamente está ocorrendo e no próprio piloto e membros da equipe se for o necessário.
Acidente com metanol

Efeitos potenciais à saúde:
Inalação
Causa leve irritação às membranas dasmucosas. Tem efeito tóxico no sistema nervoso, particularmente no nervo óptico. Os sintomas da exposição incluem dor de cabeça, náusea, vômito, cegueira, coma e até a morte.
Ingestão
Tóxico....
tracking img