indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCALIZAÇÃO
Os Matipus são um grupo indígena que habita o sul do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso, no Brasil. Sua População total é de aproximadamente 150 indígenas , a línguafalada é Karib.








Subsistência
Matipu vivem basicamente da pesca e da horticultura, assim consomem basicamente o peixe e a mandioca, em forma de mingau ou beiju. Os peixes maisconsumidos são, respectivamente, o tucunaré, a bicuda, a piranha, o piau, o penteado, o peixe cachorro, a pirarara e esporadicamente o mantrinchã, como tempero usam o homi ( pimenta pequena e forte paratemperar peixe) e o sal de agahe  (planta da água com a qual se fabrica o sal vegetal). Entre legumes e frutas consumidos estão pequi, abóbora, banana, melancia, ingá , mangaba, macaúba entre outros.Como remédio, usam as plantas Knamissuá para a cicatrização de cortes (raspa-se, amassa-se e coloca-se na ferida). Titirrerré para diarreia (cozinha-se e ingere-se). Já uhite, planta que fica na beirada lagoa, é considerado o "Viagra" dos índios: "para homens terem boa saúde". Eles também possuem remédios feitos de raízes como husago, que é usado para fortalecer a pele logo após a escarificação. Háainda ervas e eméticos que são dados aos adolescentes durante o complexo da reclusão para "ficarem fortes". Nota-se também a associação de remédios nativos com os farmacológicos da medicina dosbrancos.

Cultura
Durante a infância, os Matipu educam a criança para respeitar as pessoas, sua própria cultura e a dos outros povos. A criança é cuidada pela mãe, pelo pai e até pelo avô,principalmente quando se trata de sua saúde. O jovem ou a moça Matipu são colocados em reclusão para que seus pais e avós os ensinem a crescer com bastante cuidado, de maneira a se prepararem para tornarem-sehomem ou mulheres independentes e com o conhecimento de técnicas para fazer os objetos necessários para a vida cotidiana. Os senhores Matipu são os principais conhecedores e mantedores das historias,...
tracking img