Indicadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

DANIELA MADEIRA, ETHEL KREUTZ, PAMELA MOROZINI E THAYSE RIBEIRO

INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS
Quadros comparativos de economia e desemprego e investimentos em saúde e educação em relação ao PIB do Brasil e Canadá

ITAJAÍ
2012

DANIELA MADEIRA, ETHEL KREUTZ, PAMELA MOROZINI ETHAYSE RIBEIRO

INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS
Quadros comparativos de economia e desemprego e investimentos em saúde e educação em relação ao PIB do Brasil e Canadá



-------------------------------------------------
Trabalho apresentado à Professora
-------------------------------------------------
Silvana Rebelo D’Alascio de Mello-------------------------------------------------
da disciplina Economia Regional e
-------------------------------------------------
Brasileira do curso de Comércio Exterior

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de fazer a comparação entre alguns dos aspectos econômicos de maior relevância entre o Brasil e o Canadá, bem como apresentar e avaliar índices socioeconômicos e seu comportamento durante osúltimos anos. Para tal, foram elaboradas tabelas com os percentuais em relação ao PIB gastos com Educação e Saúde entre o ano de 1980 e o ano de 2010.
Foram adotados intervalos de cinco anos entre um dado e outro com o objetivo de evitar que sua apresentação se tornasse extensa e repetitiva, uma vez que tais números geralmente apenas apresentam mudanças significativas em longo prazo.

EconomiaGeograficamente, Brasil e Canadá têm muito em comum quando se diz respeito à grandiosidade de seus territórios e quantidade de recursos naturais disponíveis.
Os dois países também possuem uma história relativamente similar: ambos americanos, descobertos e colonizados por europeus e extremadamente multiculturais. Porém, seja por resquícios de seus tempos coloniais e povos colonizadores ouseja por diferenças políticas (grandes diferenças, diga-se de passagem: o Canadá é mantido baixo um sistema de governo parlamentar dentro do constructo de monarquia constitucional e tem como chefe de Estado soberano a rainha Elizabeth II), no âmbito econômico e social ambos países se mostram longe um do outro quando se trata de desenvolvimento.
O acesso à tecnologia, a multimodalidade do sistemade transportes e um sistema de saúde gratuito nem sempre fazem de uma nação uma grande potência econômica, ainda mais quando se trata de um mais com pouco mais de trinta e quatro milhões de habitantes. Por essa razão, o Canadá se encontra em décimo lugar no ranking das maiores potências econômicas do mundo, enquanto o Brasil, com seus mais de duzentos milhões de habitantes, ocupa orecém-conquistado sétimo lugar.
A tabela a seguir apresenta o Produto Interno Bruto dos dois países atualmente, sendo o PIB do Brasil 40% maior que o do Canadá mesmo que a mesma diferença em relação à população dos países seja de 470%.

Produto Interno Bruto - PIB (trilhões de dólares)
Brasil | 2.477 |
Canadá | 1.736 |Figura 1
Historicamente, a economia canadense se modificou radicalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, fato que marcou a transição do país como uma economia agrícola a, inicialmente, uma economia industrial e de serviços altamente técnicos na atualidade. O país soube se aproveitar de seus recursos minerais eenergéticos, como o gás natural e hidroeletricidade, para estimular a indústria nacional. Além disso, o Canadá integra na companhia dos Estados Unidos e do México um dos blocos econômicos mais bem sucedidos do mundo, o NAFTA (do inglês North American Free Trade Agreement). Um dos seus benefícios é ter o poderoso vizinho (EUA) como maior parceiro econômico, responsável por 80% das exportações e...
tracking img