Resumo do filme nenhum a menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Uma garota chega a uma aldeiazinha no interior da China para substituir o antigo professor que precisa fazer uma viagem. Quando um aluno foge da escola, ela decide a qualquer custo reaver oaluno. O filme tem uma nítida descontinuidade. A primeira parte é ambientada no interior, na aldeiazinha e na escola primária; a segunda se passa no caos da cidade.

Na primeira parte, a jovemprofessora tenta lidar com as dificuldades dos alunos da aldeia, lembrando um pouco o tom de O Jarro. Duas cenas são estrategicamente montadas para nos sensibilizar. A primeira é quando lemos o diário deuma aluna, revoltada com o desperdício de giz. A segunda é quando descobrimos que o aluno mais indisciplinado da sala tem que abandonar as aulas e ir para a cidade trabalhar, porque sua mãe está doente.A professora resolve largar todos os alunos para ir atrás de um único aluno que, além de chato, era o que menos queria assistir às aulas. Ela então resolve arranjar dinheiro para ir até a cidade.Embora os alunos sejam quase miseráveis, eles tiram todo o dinheiro de seus bolsos para ajudar a empreitada. A professora, que no fundo não sabe nada, tenta pensar com os alunos como devem solucionar oproblema. Nesse ponto, o filme incide em três avaliações absurdas.

A primeira é o papel da escola. Ao invés de simplesmente copiar as lições que o professor passava, os alunos passaram a criar epensar soluções para um problema prático que se observa. Desse modo, o filme reduz o papel do professor e da teoria. O que importa é a solução de um problema de ordem prática, e os alunos foram capazesde eles mesmos chegarem à solução dos problemas, ensinando uns aos outros. Yimou defende que a professora, nesse caso, foi melhor do que o primeiro professor, porque seu ensino realmente serviu comosolução para um problema claramente estabelecido que se apresentava na prática. O aspecto utilitarista de seu cinema está mais que evidente.

A segunda é a exaltação do trabalho infantil. Para...
tracking img