Resumo do filme nenhum a menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
Centro de Estudos Superiores de Caxias- CESC
Departamento de Ciências Sociais e Filosofia
Curso:Pedagogia 6º per.
Disciplina: Política EducacionalProfessora: Luzia Chaves
Acadêmica: Nayane Leal dos santos





Resumo do Filme Nenhum a Menos


Nenhum a Menos, do cineasta Zhang Yimou é um drama direto e sincero, que nos leva a umarealidade repleta de conflitos sociais, desigualdades e relação poder x conhecimento. O filme se passa na zona rural, na distante e quase deserta aldeia de Shuiquan, o realismo obtido nessa obra quasedocumental retrata realidades bem mais conhecidas e próximas da gente. A situação apresentada não é prerrogativa apenas das miseráveis comunidades rurais chinesas. Há passagens e fatos que nos remete,conscientemente ou não, ao interior do Nordeste brasileiro onde o drama da evasão, repetência e falta de recursos financeiros aplicados na educação reproduz a problemática apresentada no filme.
O filmenos leva a questionar a realidade, suscita reflexões acerca de nossa atuação como educadores e conseqüentemente nos conduz a repensar nossa práxis pedagógica. É uma verdadeira lição de perseverança edeterminação de uma jovem professora para conduzir de volta à sala de aula um aluno evadido por questões da pobreza. Embora a razão impulsora que leva Wei a tanta determinação seja até mesmo egoísta,pois o que ela teme é perder sua gratificação financeira, o fato leva-nos a pensar que o educador realmente comprometido percebe que sua função na educação não é a de somente transmitir saberessistematizados. Vai além. Traça metas e objetivos para formar cidadãos críticos e capazes de agir e reagir em sociedade, norteados pela ética e valores essenciais ao ser humano: respeito, compaixão,solidariedade, dignidade, amizade.
Em Nenhum a Menos há um confronto de contrastes, onde o professor, homem, maduro inicia suas aulas com 40 alunos e no decorrer do curso tem alguns alunos evadidos. Ao...
tracking img