Indicadores acidos base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Das Soluções Aquosas
Sabemos que grande parte da Terra é recoberta por água, o que possibilita ocorrer vida em nosso planeta. Sabemos também que a água é a substância mais abundante no nosso organismo. Tais fatos evidenciam que esse recurso natural é importantíssimo para a manutenção da vida na Terra.

O fato de a água ser extremamente importante para nós vem, principalmente, das suascaracterísticas ou propriedades. E uma das propriedades mais importantes da água é a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Assim, qualquer água presente na natureza apresenta materiais dissolvidos, formando o que chamamos de soluções aquosas.

Muitas das reações químicas que acontecem em nossos organismos ou ao nosso redor ocorrem devido às substâncias dissolvidas naágua. Tecnicamente, uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias, sendo que a substância em maior quantidade é chamada desolvente (no caso, a água); e a substância em menor quantidade, de soluto. Quando uma pequena quantidade de sal de cozinha é adicionada a uma considerável quantidade de água, a água é o solvente - e o sal, o soluto.
Soluções eletrolíticas
Falamos dapropriedade da água dissolver substâncias. Esse fato proporciona algumas peculiaridades às soluções, por conta do material que é dissolvido. Entre as peculiaridades, a que mais se destaca é a formação de soluções eletrolíticas. Por exemplo, duas soluções límpidas e incolores, uma com água e açúcar (sacarose) e a outra com água e sal de cozinha (cloreto de sódio): uma assume características eletrolíticas ea outra não. A solução com sal de cozinha é condutora de eletricidade, enquanto que a solução com açúcar, não.

Caso a solução contida no copo seja de água com sal de cozinha, a lâmpada certamente acenderá. Mas se a solução contiver açúcar, isso não ocorrerá. Para acender a lâmpada, a corrente elétrica deve "viajar" pelos dois terminais (geralmente metálicos) imersos na solução.

A água nãoé boa condutora de eletricidade, então o que faz acender a lâmpada é a presença dos íons (partículas eletricamente positivas e negativas) em solução. Ou seja, os íons transportam as cargas elétricas de um terminal (eletrodo) para o outro, fechando o circuito. Veja a representação da liberação dos íons do sal de cozinha (NaCl):


Nessa representação, o cloreto de sódio sólido tem seus íonsliberados na forma do cátion Na+ e do ânion Cl-, na presença de água. Isso não ocorre com a sacarose (C12H22O11), pois suas moléculas em água não formam íons:


A água que bebemos contém concentrações (quantidades) pequenas de muitos íons, e a maioria deles resulta da dissolução de materiais sólidos presentes nos ambientes com os quais a água interage.

A dissolução do sólido iônico resulta daseparação dos íons de cargas opostas do material, sendo a água especialmente boa para dissolver os compostos iônicos, pois cada molécula de água tem uma extremidade positivamente carregada e outra negativamente carregada.

Assim, uma molécula de água pode atrair um íon positivo (cátion) à sua extremidade negativa e outro negativo (ânion) à sua extremidade positiva. Quando um composto iônico sedissolve em água, cada ânion fica cercado por moléculas de água com suas extremidades positivas em direção ao íon, e cada cátion fica cercado por extremidades negativas de diversas moléculas de água.

Soluções boas condutoras de eletricidade são consideradas eletrólitos fortes, pois têm uma grande quantidade de íons livres em solução. Outras substâncias, que se solubilizam apenas parcialmente- e que, portanto, são más condutoras -, são eletrólitos fracos. Então, nem todos os compostos iônicos dissolvem-se completamente em água.
Reações de precipitação
Os eletrólitos das soluções aquosas possibilitam a ocorrência de muitas reações químicas. Isso é muito importante, pois esses tipos de reações ocorrem na terra, nas plantas e nos animais.

Por exemplo: alguns testes sobre a...
tracking img