Plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos Gerais:
- Valorizar a terceira idade.
- Promover o resgate da memória.
- Aprimorar a leitura, a escrita e a compreensão auditiva.
Objetivos Específicos:
- Valorizar a terceira idade através do resgate da memória e dos conhecimentos prévios por meio do relato de experiências.
- Ler com autonomia o texto, compreendendo-o e interpretando-o.
- Desenvolver a autonomia de leitura e deescrita.
- Desenvolver a compreensão auditiva através da música.
Atividades:
- Saudações aos alunos.
- Primeiramente a professora explicará a regra do uso do ponto de “interrogação” e “exclamação”, seguida de alguns exercícios para praticar o seu uso. Depois solicitará que os participantes façam a pontuação correta do texto “Rodrigo e seus chinelos”, de Patrícia Lopes Aroeira. Em seguidaconvidará dois idosos para fazerem a leitura com a devida entonação do ponto de interrogação e de exclamação. Encerrada a leitura iniciará a compreensão do texto.
- Exercitando a memória: a professora iniciará uma conversa mencionando a amizade de “Rodrigo e seus chinelos” que proporcione aos idosos chegarem ao assunto alvo da aula que é falarem sobre: experiências com amigos.
- Relato deexperiências dos idosos.
- Explicação do uso dos elementos de coesão textual como: “mas”, “se”, “afinal” (sua função no texto, usos e termos equivalentes), serão explicadas como tais palavras podem ser usadas na frase e aplicados exercícios para fixação.
- Compreensão auditiva da música “Amigo” de Roberto Carlos.

Regras gramaticais:
Ponto de interrogação (?) (serão explicadas no início da aula) Como o próprio nome indica, o ponto de interrogação é usado para fazer uma pergunta.
Por exemplo:
- De quem são as chaves que estão em cima da mesa?
- Que dia é hoje?

Ponto de exclamação (!)
O uso do ponto de exclamação está nas frases que exprimem surpresa, felicidade, indignação, admiração, susto.
Por exemplo: Como é bonita sua letra!

Elementos de coesão textual “mas”,“se”, “afinal”. Será relembrado o uso do “mas” e explicado o uso do “se” e “afinal” nas frases do texto. Serão explicados de forma simples e de fácil compreensão.
O “se” expressa uma condição:
Ex: Se eu pagar a conta em dia, não pago juro. Se eu pagar com atraso, a conta fica mais cara.
* O “afinal” expressa uma conclusão:
Ex: Os alunos tiraram boas notas, afinal, são muito inteligentes eestudiosos.
A professora pedirá aos idosos que expliquem o que quer dizer o “mas”, o “se” e o “afinal” nas frases do texto. Solicitará que eles indiquem uma palavra com o mesmo significado. Depois da explicação deles, a professora apresentará a sua explicação, para confirmar se eles acertaram.
Desenvolvimento:
1. Antes do início da aula, a professora dará as boas vindas aos alunos. Após essasaudação, a professora dará início à aula.
2. A professora explicará a regra do uso do ponto de “interrogação” e “exclamação” e aplicará alguns exercícios: para pontuarem as frases com o ponto de “interrogacão” ou de “exclamação”.
3.Depois irá estimular os alunos à lerem o texto “Rodrigo e seus chinelos” e pontuá-lo. Logo em seguida fará a correção da pontuação e convidará pares de participantespara colaborarem com a leitura do conto em voz alta e na entonação correta.
Como o texto é curto, poderá se repetir a leitura duas ou três vezes, com pessoas diferentes.
4. Terminada a leitura a professora fará a compreensão e interpretação do texto, solicitando que os alunos relatem o que entenderam.
5. Concluída essa etapa, a professora conduzirá os idosos ao relato de experiências com aseguintes perguntas:
- No final do texto se diz que “os amigos a gente sempre trata bem”. Que outras palavras poderíamos usar para indicar como se deve tratar os amigos?
- Vocês tiveram alguma vez um grande amigo ou amiga que lhes deu uma prova de amizade?
- Vocês deram alguma vez uma prova de amizade a alguém?
- Vocês lembram de histórias que seus pais e avós contavam sobre os seus...
tracking img