Raios opticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RAIOS ÓPTICOS

Curso: Geoprocessamento

Índice

Objetivo
Introdução
Materiais Utilizados
Procedimentos Experimentais
Resultados
Conclusões
Bibliografia
Anexo

Objetivo
Um grande diferencial das experiências em laboratório é fazer com que o aluno que já teve aula teórica, perceba e entenda a matéria, de forma prática para concretizar o que já foi estudado. E para os quenão tiveram a aula teórica, quando for o caso, já terão uma idéia de como funciona na prática.
Com fins em nosso estudo Óptico, o objetivo da nossa experiência é observar através de equipamentos, a disponibilidade da luz caraterizado por feixes, ângulos e intensidades, para fins de análises e estudos chegar a determinadas conclusões. E esta experiência, tem por objetivo observar apropagação retilínea da luz e a partir desta observação utilizar o traçado dos raios de luz no experimento para localizar o objeto e verificar se a localização do objeto está satisfatoriamente concordante com a medida real.

Introdução
Todos nós sabemos da importância da luz e sua grande influência para a sobrevivência dos seres vivos. Mas a curiosidade dos homens sábios, fez com que estudosmais avançados comprovassem o comportamento da luz, e um dos concretos exemplos que a luz se propaga de forma retilínea é a sombra.
A luz é radiação eletromagnética, capaz de provocar sensação visual num observador normal. Raios de luz são linhas orientadas que representam graficamente a direção e o sentido da propagação da luz. Feixes de luz é o conjunto dos raios de luz.Com base nas aulas lecionadas de física Óptica, de forma teórica e prática, neste relatório será descrito como chegamos à conclusão que as teorias realmente funcionam na prática. Com o uso de equipamentos adequados, será possível comprovar se realmente a luz se propaga de forma retilínea, e com base nesse conceito estudar o comportamento dos objetos, que são localizados de acordo com os traços dosraios de luz, que tem origem na fonte de luz, que se propaga pelo equipamento onde será feito as experiências.

Materiais Utilizados
Os materiais utilizado neste experimento são:
Banco óptico;
Fonte de Luz;
Placa de fendas (Slite Plate);
Mesa de raio e base;
Anteparo;
Suporte para mesa de raio (Viewing screen);
Suportes.

Banco Óptico
O banco óptico é nada mais, que uma peça de metalem forma de caixa retangular sem tampa e virada de cabeça para baixo, que possui na sua parte superior duas faixas de íma e nas suas duas laterais maiores réguas graduadas. É neste Banco Óptico que são afixados a Fonte de Luz, o suporte para a Placa de fendas e o suporte para o Anteparo, além do suporte para a Mesa de raios.
Fonte de Luz
A Fonte de luz é uma caixa retangular de metal pintadode preto que é ligada à tomada e presa pela força do íma na parte superior do Banco óptico, possui em sua parte superior um botão que a liga e desliga e um outro botão cilíndrico direcionador da lâmpada contida em seu interior. Além disso, possui uma fenda quadrada frente à lâmpada para que os raios saiam de seu interior.
Placa de Fendas
A Placa de fendas é uma placa fina de metal que possui setefendas paralelas e é afixada em um suporte, também pela força do íma, que por sua vez é afixado ao Banco óptico frente à fenda da Fonte de luz, sempre pela força do íma.
Suportes
*Para Placa de fendas
*Para Mesa de raio
*Para Anteparo
Além do suporte para a Placa de fendas também há o suporte para a Mesa de raios e o suporte para o Anteparo. O suporte para a Mesa de raios tem forma de mesainclinada com um círculo em alto relevo na sua parte superior onde é afixada a Mesa de raios. Já o suporte para o Anteparo é um suporte que se encaixa na Mesa de raios e nele é afixado o Anteparo, novamente através de ímas.
Mesa de Raio
A Mesa de raios é um disco de metal graduado de um lado em graus e do outro em medidas de distância com um buraco circular no centro que se encaixa em seu...
tracking img