Independencia ou morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Independência ou Morte!
Todos os brasileiros que conhecem da historia do Brasil, sabem do nosso caminho a Republica que se deu em 7 de Setembro de 1822 com o grito “Independência ou Morte”, dada porD. Pedro I, nosso 1º Príncipe Regente às margens do Riacho do Ipiranga. Nossa República foi gerada à base de muita luta, revolta e movimentos revolucionários pelas quais muitos perderam a própriavida.
Nessa época foi relatado que lutaram lado a lado, escravos, índios e generais, tudo isso pelo sonho da liberdade. Também podemos notar essa clara necessidade da união das etnias, adaptando-se epraticando à nova política republicana com a facilidade, por exemplo, de falar em uma única língua.
A nossa Republica passou por diversas fases econômicas e revolucionárias, por exemplo, a passagem deuma mão de obra totalmente agrícola em um país totalmente industrializado.
Com a Independência do Brasil obtivemos vários benefícios como a autonomia administrativa e a formação do patrimônio, queera todo escoado para Portugal, impedindo o crescimento brasileiro.
Dom Pedro foi visto como uma figura significativa naquela época e assim sendo até os dias de hoje.
Lembrando que antes do Grito deIndependência ou Morte, tiveram muitas guerras partindo então desde a Guerra Peninsular em 1808 com a transferência da corte portuguesa para o Brasil e a presença da Família Real. Mesmo com o bomreconhecimento de Dom Pedro aqui no Brasil, isso não evitou que nesse mesmo período ocorressem reflexos nas províncias. Também havia os liberais radicais que queriam a independência e a democratização dasociedade, porém a aristocracia rural do norte e nordeste tinha resistência por serem a mais poderosa e conservadora que ainda a unidade territorial e a escravidão.
Portanto será que o Brasilconseguiu realmente a sua independência?
O Brasil atualmente tem seu governo, formado por brasileiros e não é mais uma colônia de outros países, mais por outro lado ele hoje mantém parcerias, acordos e...
tracking img