Incentivos fiscais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05
2 JUSTIFICATIVA 06
3 OBJETIVOS 07
3.1 GERAIS 07
3.2 ESPECIFÍCOS 07
4 METODOLOGIA 06
5 SUMÁRIO PROVISÓRIO DO TCD II 09
6 CRONOGRAMA 10
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11





1 INTRODUÇÃO

O Incentivo Fiscal esta intimamente ligado à Ciência da Finança. Situa-se no campo da extrafiscalidade e implica redução da receita pública de natureza compulsóriaou a supressão de sua exigibilidade. É um instrumento do dirigismo econômico; visa desenvolver economicamente determinada região ou certo setor de atividade.
Como mais adiante veremos, a Leide Responsabilidade Fiscal enumera as diversas espécies de incentivos ou benefícios de natureza tributária. Mas, convém, desde logo, pontuar que o incentivo fiscal não se confunde com a isençãotributária, mesmo na hipótese  que implique total exoneração do tributo. É que a isenção tributária não é um instrumento de intervenção na economia tal como o incentivo fiscal (SUDENE, SUDAM, SUFRAMA,FLORESTAMENTO, REFLORESTAMENTO etc.)
Isenção tributária é um instrumento de Direito Tributário significando, para a maioria dos doutrinadores, hipótese de não incidência legalmente qualificada.Difere do incentivo fiscal, quer quanto ao seu campo de abrangência (campo de atuação maior), quer quanto à sua motivação. Ela é concedida em função de certos bens (isenção objetiva), ou de certas pessoas(isenção subjetiva), mas sempre em função do interesse público. A  finalidade da isenção não é a de desenvolver determinada região do País, nem a de incrementar certa atividade econômica, como ocorrecom o incentivo fiscal. A motivação da isenção, pode-se dizer, é semelhante a da imunidade pela qual a Constituição retira o poder tributário em relação a certos bens, serviços ou pessoas. Só que,enquanto a imunidade atua no campo da definição de competência, a isenção atua no campo do exercício da competência tributária.
O objetivo deste trabalho é o de demonstrar que a Constituição...
tracking img