Inatismo e empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERATIVA COC

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Inatismo e Empirismo

Eliana Moreira de Melo Cabral e Silva

RIBEIRÃO PRETO
Maio - 2010
ELIANA MOREIRA DE MELO CABRAL E SILVA

FILOSOFIA DAEDUCAÇÃO
Inatismo e Empirismo

Atividade Avaliativa apresentada à Faculdade Interativa COC, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Filosofia da Educação.

RIBEIRÃO PRETO
Maio -2010
Através do texto de Maria Lucia de Arruda Aranha e outros materiais pesquisados compreende-se que tanto o racionalismo como o empirismo ganham maior força no surgimento da Filosofia moderna, como início da era da teoria do conhecimento.
Na filosofia Antiga já existia esta distinção, porém de forma mais artificial, representada pelos filósofos; Aristóteles que tinha uma posição maisempirista e Platão que foi bastante racionalista.
Mas esta distinção ficou mais evidenciada na Filosofia Moderna. Enquanto o racionalismo privilegiava a razão, o empirismo privilegiava a experiência.
Oprimeiro principal representante oficial do racionalismo foi René Descartes, o pai da modernidade.
De uma forma geral, a idéia racionalista, defende que a razão pura (sem influência dos sentidosempíricos) é a maior. Descartes iniciou sua Filosofia pela teoria do conhecimento, através de uma série de questionamentos, estabelece que a duvida é uma forma de conhecimento e que a existência depensamento não é algo que possa ser colocado em dúvida, o filósofo aponta que várias idéias não derivam de experiência, mas são inatas ao ser humano, e principalmente defende que estas idéias não são sujeitasa erros por originar-se na razão, garantindo um caráter idealista e subjetivista a sua teoria filosófica.
Já o empirismo, tendo seus principais representantes Francis Bacon, John Lucke e DavidHume, defendiam a idéia de que o conhecimento não poderia surgir de especulações e sim da experiência.
Francis Bacon, defendeu um método experimental contra as ciências teóricas, baseando-se na...
tracking img