Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharelado em administração

olivian barcelos campo dall’orto

produção textual
Sociologia

Cidade
2010

olivian barcelos campo dall’orto

produção textual
Sociologia

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia.

Prof. Wilson Sanches



Colatina2010
Silvia Maria de Araújo defende sobre a idéia de que o trabalho é o elemento essencial para a dar vida a sociedade. Ela utiliza as análises feitas por Weber, que valoriza o trabalho e o desenvolvimento capitalista, Durkheim, que diz que a divisão do trabalho social integra a sociedade, Marx, a divisão do trabalho gera desigualdade social. Mostra como o sistema taylorista-fordista trouxeganhos para a produtividade e como a produção em massa da era fordista mudou o modo de vida. Como os trabalhadores conquistaram aos poucos seus direitos e como as crises econômicas levou a transição da economia. “A nova divisão internacional do trabalho reproduz as velhas assimetrias de poder” (Silvia Maria de Araújo, 2009).

RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA

O livro “Sociologia, um olhar crítico” (SãoPaulo: Contexto), traz um capítulo intitulado “O trabalho para viver”, da autora Silvia Maria de Araújo, que apresenta de forma abrangente sobre o trabalho e sua trajetória na vida social através dos anos.
Essa parte específica do livro mostra como é a relaçao entre as pessoas e o trabalho, como uma atividade exercida por um indivíduo afeta a sociedade, conta também a história do trabalho nosoutros tempos até hoje, como as crises afetam o trabalho, a ética no trabalho, as divisões de trabalho na sociologia clássica e a nova divisão internacional do trabalho.
Este capítulo contém 30 páginas e é dividido em 8 subcapítulos, cada um abordando diferentes temas sobre o trabalho e seus impactos na sociedade, o seu desenvolvimento e formas adquiridas ao longo dos anos.
O texto começa dizendocomo trabalho é visto pelas pessoas, as marcas que deixam e que o seu significado muda ao passar dos anos. O trabalho é valioso para as relações sociais.
Logo passa a abordar o trabalhos nos tempos antigos, o modo como os trabalhado era uma atividade indigna, reservada aos escravos e pouco valorizado. Já na era Moderna, o trabalho passa por um processo de valorização, sendo agora seu significadouma expressão de humanidade, fonte de produtividade e riqueza. Surge o Direito do Trabalho em diversos países, dando direitos e deveres aos trabalhadores e empregadores afim de melhorar a relação social de ambos. Assim, em seguida, surgiu a ética do trabalho, constituindo “um conjunto de valores e princípios disseminado pelo tecido social, que reforça o trabalho como uma condição da sociedade”(Silvia Maria de Araújo, 2009).
Na divisão do trabalho na sociologia clássica, Durkheim analisa a divisão do “trabalho social” como positiva, dizendo que a solidariedade se modifica, agora os inivíduos não mais produzem a maior parte do que precisar para viver, mas tornam-se dependente uns dos outros, assim, o trabalho contribuindo para a coesão social. Já Marx a critica, dizendo que essa divisãotorna o trabalhador parcial, reduzido a uma peça da máquina. Com Weber analisou o sentido ético do trabalho, chamando de “espírito do capitalismo” a predisposição racional para a acumulação de riqueza, referindo a essa acumulação nas mãos das classes dominantes.
O texto também fala da era fordista, onde foi implantado a produção em massa e os trabalhadores não tinham seus direitos reconhecidos.Nas péssimas condições, o absenteísmo e rotatividade de trabalhador eram constantes. E para manter os funcionários nas fábricas, implantou o dia de oito horas e cinco dólares, conseguindo produzir mais com menos funcionários e estimular o consumo. Diz a respeito das crises, que afetaram o plano econômico, mas logo atingindo toda a sociedade, tendo resultado num grande número de desmpregados....
tracking img