Origem do ser humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem e Evolução do Ser Humano

África, o berço da humanidade

É comum indagarmos sobre a nossa origem. Viemos mesmo dos macacos? Antigamente a pergunta era ouvida com desprezo e incredulidade, mas hoje é recebida com naturalidade.
A origem do ser humano - esse mamífero tão especial ¬- deve ser analisada, pois o comportamento humano tem raízes num passado remoto, quando um ser meio macaco,meio humano ocu¬pava as florestas e depois as savanas da África, onde devem ter surgido os primeiros ancestrais dos seres humanos.
Há milhões de anos, a África era coberta por densas florestas e macacos movimentavam-se em bandos. Terremotos, porém, modifi¬caram a paisagem, fazendo surgir montanhas de até 3 mil metros de altitude ao longo do continente.
Essas modificações transformaram não só apaisagem como também o clima: as grandes elevações formaram uma barreira con¬tra a passagem da umidade tão necessária à manutenção das flores¬tas; conseqüentemente, as árvores escassearam, diminuindo as áreas de florestas, em parte substituídas por matas, savanas e desertos.

Posteriormente, outras modificações da crosta terrestre ori¬ginaram um grande vale que, estendendo-se de norte a sul,fun¬cionou como um obstáculo natural às populações animais que viviam no leste e no oeste.
Separados por essa barreira natural, grupos de macacos passaram a viver em lugares com condições ambi¬entais diferentes, fato que propiciou o ambiente ideal à formação de uma nova espécie.

Assim, o destino dos seres vivos que ficaram nessas novas regiões dependia da adaptação às novas condições do meio; sese adaptassem sobreviveriam; se não, pereceriam.
Separados por essa barreira natural, os indivíduos foram sofren¬do pequenas modificações que, ao longo de muitas gerações, resulta¬ram populações com características físicas e comportamentais dife¬rentes em cada uma das regiões. Assim, alguns desses macacos do passado continuaram habitando as árvores das florestas remanescen¬tes e originaram oorangotango, o gorila e o chimpanzé; outros, que ocupavam a região que se modificou, para poder sobreviver, abando¬naram as árvores, aventuraram-se pelo chão e deram origem aos hu-manos. Isso não se deu num passe de mágica, mas foram necessários milhões de anos em que, gradativamente, foram se acumulando modi¬ficações até se formar uma nova espécie: a humana.
A floresta primitiva apresentava grandevariedade de folhas e frutos comestíveis, alimento farto e variado aos nossos antepassa¬dos que não precisavam deslocar-se a grandes distâncias para obtê¬-lo nem de horário certo para se alimentar. Viviam em bandos e saciavam a fome nos lugares por onde passavam. Com as mudan¬ças das condições ambientais escassearam as florestas e aparece¬ram as savanas, e já não havia mais a mesma fartura dealimento. As espécies, então, iniciaram uma grande competição pelo alimen¬to. Provavelmente alguns macacos se aventuraram fora do ambien¬te em que sempre tinham vivido, para procurar outras fontes de subsistência. Para sobreviver, modificaram os hábitos alimentares, pois a vegetação escassa forçava-os a procurar outros alimentos, levando-os provavelmente a especializar-se mais na caça de peque¬nosanimais para complementar a sua alimentação.
Todas as modificações que ocorreram em seu organismo que os capacitaram a caçar com mais facilidade provavelmente foram mantidas, pois, caçando mais, teriam alimentação de melhor quali¬dade, e esse fator aumentaria as chances de sobreviver, ter filhos e transmitir as novas características às gerações futuras.

Fisicamente, porém, havia um grandeempecilho: não pos¬suíam características de caçador. Não tinham presas desenvolvi¬das nem garras nem esqueletos que lhes permitissem locomover¬-se em pé, olhando por sobre o capim, com as mãos livres para empunhar paus, pedras e carregar o que coletavam. A caça de animais maiores tornava-se difícil... Algo deveria mudar.. . Teriam chances de sobreviver?

A evolução do ser humano

O antropólogo...
tracking img