Filosofia - inatismo e empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curso Técnico em Química
Trabalho de Filosofia / Peso 4 / Bimestre: 4º / Turma:Q12 / Prof. Me. Lairton M. Winter
O trabalho deverá ser realizado emequipes de no mínimo 4 e no máximo 5 alunos. Entregar no dia da prova da turma. Utilizar o conteúdo das aulas disponível na página do professor e demais referências como livros, sites etc.
Obs.:Responder as questões nesta folha em ordem numérica.
Aluno: Thandara Luana
Aluno: Joel Fernando
Aluno: Valquiria Hermes
Aluno: Giovanna Ghellere
Aluno: Leandro Reginato
1) Explique o que é oInatismo.

O inatismo é uma doutrina filosófica que apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer qualquer mudança intelectual pois o homem já nasce com suapersonalidade, conhecimento, valores, crenças, pensamentos, hábitos, emoções e conduta social formados, o que acontece é que tudo isso é esquecido, então, não aprendemos coisas novas , apenas lembramos decoisas que não lembrávamos antes.

2) Explique o que é o Empirismo.

O empirismo é a doutrina que apresenta como única fonte de conhecimento, a experiência adquirida em função do meio físico,através dos sentidos.

3) Explique a Teoria da Reminiscência de Platão.

Segundo a Teoria da Reminiscência alguém pode ser induzido a lembrar de coisas que já sabia através de indagações. Comoexemplo podemos citar o escravo que, sem nunca ter estudado, é capaz de chegar a respostas sobre teoremas matemáticos (através de perguntas que o levaram de volta aos conceitos verdadeiros).

4) Citee explique os três tipos de ideias segundo sua origem e qualidade, de acordo com Descartes.

As ideias são adventícias, fictícias e inatas.
Ideias adventícias são as que se originam a partir dassensações, podem ser verdadeiras ou enganosas, porém não podem ser provadas.
Ideias fictícias derivam das adventícias e são criadas a partir de nossa fantasia ou imaginação, compões seres/objetos...
tracking img