De onde surgem as ideias e noções da filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL ___________________________

MAÍSA NOGUEIRA DE OLIVEIRA

DE ONDE SURGEM AS IDEIAS E NOÇÕES BASICAS DA INTELIGÊNCIA?

São Paulo
2013
Página 01

MAÍSA NOGUEIRA DEOLIVEIRA

DE ONDE SURGEM AS IDEIAS E NOÇÕES BASICAS DA INTELIGÊNCIA?

Trabalho apresentado ao professor
Flavio Da disciplina de Filosofia, nú-
mero 25,Serie 1º ano E, turno Ves-
pertino, Referente ao 1º Bimestre;

São Paulo
2013Página 02

INTRODUÇÃO
Esse trabalho, basicamente, irá explicar de onde surgiu a inteligência, mostrando assim, pensamentos filosóficos a defender cada tipo de argumentos onde se baseia na teoria do Inatismo e do Empirismo, argumentos favoráveis e desfavoráveis de cada um.
Vai citar também Definição de Razão, reflexão e sensação, envolvidos coma filosofia.



DE ONDE SURGEM AS IDEIAS E NOÇÕES BASICAS DA INTELIGÊNCIA?
A filosofia nos dá duas respostas, uma delas afirma que já nascemos com uma certa inteligência e ideias formados, a outra afirma que adquirimos todo esse conhecimento pela experiência.
Definição de Razão
Paraa filosofia, a razão é a faculdade em virtude da qual o ser humano é capaz de identificar conceitos e de os questionar/pôr em causa. Desta forma, consegue determinar a coerência ou a contradição entre eles e pode induzir ou deduzir outros diferentes daqueles que já conhece.
Definição de Reflexão
Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão éo movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
Definição de Sensação
Relativamente à sua relação com os sentidos, uma sensação é a resposta imediata dos órgãos sensoriais perante um estímulo. Os receptores sensoriais são os olhos, os ouvidos, o nariz, a boca e a pele.
Teoria do Inatismo
Platão (427-347 a.C.) Defende que as pessoas nascem com saberesadormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

Trecho de livro comentado
"Mas o deus que vos modelou, àqueles dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motivo por que são mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artífices." 
Platão,no livro A República 

Comentário:
Platão diz que o homem nasce com certas características físicas e que elas justificam a posição social de cada um. Ser apto a governar ou trabalhar como auxiliar é resultado de uma vontade divina. Não se considera nenhuma possibilidade de mudança.

Teoria do Empirismo
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essasexperiências que formam ideias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
Argumentos favoráveis e desfavoráveis do inatismo e do emperismo
Argumentos favoráveis do inatismo:
Virtualmente todas as crianças aprendem bem sua língua materna numaidade em que dificilmente seriam capazes de aprender algo tão complicado;
As crianças aprendem bem sua língua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano e boçal. As diferenças ficam por conta do vocabulário, criatividade, refinamento dos usos, etc. Mas as estruturas da língua falada serão basicamente as mesmas;
A linguagem ouvida pelas crianças só consegue...
tracking img