Imunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNOLOGIA BÁSICA

IMUNIDADE INATA

Na imunidade Inata os mecanismos de defesa estão sempre presentes para eliminar patógenos, este tipo de defesa apresenta-se em indivíduos saudáveis.
Características da Imunidade Inata:
- Bloqueia a entrada de microrganismos, para eliminar aqueles que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro;
- Reconhecer e responder aos antígenos;- Pode ser desencadeada por células do hospedeiro que são danificadas pelo microrganismo;
- Os componentes da imunidade inata evoluíram para reconhecerem estruturas essênciais para a sobrevivência e infectividade dos microrganismos;
A primeira linha de defesa é formada por barreiras epiteliais, células especializadas presentes nos epitélios, que bloqueiam a entrada dosmicrorganismos. Se esses patógenos penetrarem nos tecidos ou circulação, eles serão atacados pelos fagócitos, células natural killer e proteínas do sistema complemento. A imunidade inata orienta o sistema imunológico adquirido.

Sistema Imunológico Inato X Microrganismos

A imunidade inata reconhece estruturas comuns a diversos microrganismos, mas que não estão presentes nas células dohospedeiro. Podem reconhecer bactérias, fungos e vírus. Alguns componentes da imunidade inata são capazes de se ligar às células dos hospedeiros, mas não são ativados por estas células, pela presença de moléculas reguladoras na célula.
Como na formação e maturação dos linfócitos ocorre a recombinação genética, estes podem reconhecer mais de um bilhão de antígenos diferentes, os receptores da imunidadeinata podem reconhecer provavelmente menos de mil padrões bacterianos.
COMPONENTES DA IMUNIDADE INATA:
a) Barreiras Epiteliais
A pele, o trato gastrointestinal e o trato respiratório são protegidos pelo epitélio que é uma barreira física e uma química contra infecções. Os microrganismos podem entrar pelo contato físico, ingestão ou respiração. As células epiteliais produzem antibióticospeptídicos que destroem bactérias. Além disto, o epitélio apresenta linfócitos intra-epiteliais, que pertence à linhagem de células T com receptores para o reconhecimento de lipídios microbianos.


b) Células Fagocitárias: Neutrófilos, Monócitos e Macrófagos
Os neutrófilos e monócitos são células presentes nos locais de infecção, Os neutrófilos (leucócitos polimorfonucleados ou PMNs),estão em maior número no sangue ( 4.000 a 10.000 por mm3) em resposta à infecções pode aumentar para 20.000 por mm3.
A produção de neutrófilos é estimulada por citocinas, produzidas por vários tipos de células, que atuam nas células-tronco estimulando a proliferação e amadurecimento de precursores dos neutrófilos. Os neutrófilos respondem principalmente às infecções por bactérias e fungos. Elesingerem os patógenos e morrem depois de algumas horas.
Os monócitos em número de 500 a 1000 células por mm3 , ingerem microrganismos nos sangue, sobrevivem por longos períodos nos tecidos ele se diferencia em macrófagos, formando assim monócitos sanguíneos e macrófagos


Se um patógeno penetra no epitélio e entra no tecido conjuntivo, os macrófagos reconhecem e produzem proteínas solúveischamadas citocinas. Duas dessas citocinas, o fator de necrose tumoral (TNF) e a interleucina-1 (IL-1). Agem no endotélio dos vasos. Essas leucinas estimulam as células endoteliais para que expressem duas moléculas de adesão a selectina (essas moléculas apresentam a propriedade de se ligarem a carboidratos ou lectinas).
Os leucócitos ligam-se ao endotélio, e o fluxo de sangue destrói estaligação, mais adiante forma-se nova ligação, e assim por diante, Os leucócitos expressam outro grupo de moléculas de adesão chamadas integrinas, porque elas integram sinais extrínsecos nas alterações do citoesqueleto. As células rolam pelo endotélio e as células endoteliais em resposta ao TNF e IL-1, produzem citocinas chamadas quimiocinas. As quimiocinas estimulam o aumento da afenidade pelas...
tracking img